Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1704
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS DESAFIOS EM UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA EM EAD
metadata.dc.creator: Pereira, Raphael Francisco
metadata.dc.contributor.advisor1: Faria Filho, Fausto de Melo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: França, Marcela Dias
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ilmo Correia
metadata.dc.description.resumo: O ensino de química é complexo, por apresentar conceitos considerados abstratos, gerando uma maior dificuldade em sua compreensão. Algumas dificuldades presentes no ensino também se relacionam a fatores externos, como lacunas na formação cultural e motivação intrínseca e extrinseca. Nesse aspecto, o ensino de química é desafiador devido à dificuldade encontrada pelos alunos no processo de apropriação do conhecimento, porém, quando se busca relacionar tais conceitos à área experimental, essa vivência dá ao estudante um conhecimento mais abrangente do conteúdo e do ambiente laboratorial, o que, por sua vez, influencia diretamente na bagagem científica e cultural dos alunos. Sendo assim, em busca de formar cidadãos críticos, participativos e socialmente capazes de superar os desafios cotidianos presentes na sociedade, a experiência prática em química se vê relevante para formação discente. O Instituto Federal Goiano, instituição de aplicação do projeto, conta com 3 cursos técnicos integrados ao ensino médio, além de cursos de graduação como licenciatura em química, apresentando um ambiente propício ao desenvolvimento desta pesquisa, objetivando analisar a eficácia de uma abordagem demonstrativa-experimental no ensino de química, identificando as principais dificuldades e facilidades encontradas pelos estudantes no processo de aprendizagem da disciplina. Dos cursos supracitados, que são presenciais e, devido à pandemia do COVID-19, foram adaptados ao EAD, foram escolhidas 4 turmas de 2º ano, 2 do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio e 2 do curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio, nas quais foram implementadas atividades com uma abordagem experimental vinculada ao cotidiano dos alunos por intermédio de plataformas digitais e um ambiente virtual interativo. Ao final das práticas propostas, os impactos no ensino-aprendizagem dos alunos foram avaliados por intermédio de questionários de exercícios, pesquisa envolvendo os alunos por meio de questionário com questões objetivas e sua participação. Nesse sentido, esta pesquisa tratou de aspectos considerados relevantes ao ensino de química, com a utilização de uma mediação pedagógica experimental dentro da modalidade EAD, abordando uma nova perspectiva com foco na realidade atual das turmas.
Abstract: Teaching of chemistry is complex, as it presents concepts considered abstract, generating a greater difficulty in its understanding. Some difficulties in teaching are also related to external factors, such as gaps in cultural formation and intrinsic and extrinsic motivation. In this aspect, the teaching of chemistry is challenging due to the difficulty encountered by students in the process of knowledge appropriation, however, when seeking to relate such concepts to the experimental area, this experience gives the student a more comprehensive knowledge of the content and the laboratory environment, which, in turn, directly influences students' scientific and cultural background. Therefore, in search of forming critical, participative and socially capable citizens to overcome the daily challenges present in society, practical experience in chemistry is relevant to student education. The Federal Institute of Goiano, institution of application of the project, has 3 technical courses integrated to high school, in addition to undergraduate courses as a degree in chemistry, presenting an environment conducive to the development of this research, aiming to analyze the effectiveness of a demonstrative-experimental approach in teaching chemistry, identifying the main difficulties and facilities encountered by students in the process of learning the discipline. From the aforementioned courses, which are face-to-face and, due to the COVID-19 pandemic, were adapted to EAD, 4 2nd year classes were chosen, 2 from the technical course in agriculture integrated into high school and 2 from the technical course in an environment integrated to the environment. high school, in which activities were implemented with an experimental approach linked to the students' daily lives through digital platforms and an interactive virtual environment. At the end of the proposed practices, the impacts on students' teaching-learning were assessed through exercise questionnaires, research involving students through a questionnaire with objective questions and their participation. In this sense, this research dealt with aspects considered relevant to the teaching of chemistry, with the use of an experimental pedagogical mediation within the distance learning modality, approaching a new perspective with a focus on the current reality of the classes.
Keywords: Ensino-aprendizagem
Teaching-learning
Ensino de química
Chemistry teaching
Química experimental
Experimental chemistry
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1704
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Raphael Francisco Pereira.pdf2,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.