Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Faria Filho, Fausto de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770568305981513pt_BR
dc.contributor.advisor-co1França, Marcela Dias-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783174121370485pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ilmo Correia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985204444342972pt_BR
dc.creatorPereira, Raphael Francisco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246375521574596pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-29T18:52:22Z-
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-03-29T18:52:22Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1704-
dc.description.abstractTeaching of chemistry is complex, as it presents concepts considered abstract, generating a greater difficulty in its understanding. Some difficulties in teaching are also related to external factors, such as gaps in cultural formation and intrinsic and extrinsic motivation. In this aspect, the teaching of chemistry is challenging due to the difficulty encountered by students in the process of knowledge appropriation, however, when seeking to relate such concepts to the experimental area, this experience gives the student a more comprehensive knowledge of the content and the laboratory environment, which, in turn, directly influences students' scientific and cultural background. Therefore, in search of forming critical, participative and socially capable citizens to overcome the daily challenges present in society, practical experience in chemistry is relevant to student education. The Federal Institute of Goiano, institution of application of the project, has 3 technical courses integrated to high school, in addition to undergraduate courses as a degree in chemistry, presenting an environment conducive to the development of this research, aiming to analyze the effectiveness of a demonstrative-experimental approach in teaching chemistry, identifying the main difficulties and facilities encountered by students in the process of learning the discipline. From the aforementioned courses, which are face-to-face and, due to the COVID-19 pandemic, were adapted to EAD, 4 2nd year classes were chosen, 2 from the technical course in agriculture integrated into high school and 2 from the technical course in an environment integrated to the environment. high school, in which activities were implemented with an experimental approach linked to the students' daily lives through digital platforms and an interactive virtual environment. At the end of the proposed practices, the impacts on students' teaching-learning were assessed through exercise questionnaires, research involving students through a questionnaire with objective questions and their participation. In this sense, this research dealt with aspects considered relevant to the teaching of chemistry, with the use of an experimental pedagogical mediation within the distance learning modality, approaching a new perspective with a focus on the current reality of the classes.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de química é complexo, por apresentar conceitos considerados abstratos, gerando uma maior dificuldade em sua compreensão. Algumas dificuldades presentes no ensino também se relacionam a fatores externos, como lacunas na formação cultural e motivação intrínseca e extrinseca. Nesse aspecto, o ensino de química é desafiador devido à dificuldade encontrada pelos alunos no processo de apropriação do conhecimento, porém, quando se busca relacionar tais conceitos à área experimental, essa vivência dá ao estudante um conhecimento mais abrangente do conteúdo e do ambiente laboratorial, o que, por sua vez, influencia diretamente na bagagem científica e cultural dos alunos. Sendo assim, em busca de formar cidadãos críticos, participativos e socialmente capazes de superar os desafios cotidianos presentes na sociedade, a experiência prática em química se vê relevante para formação discente. O Instituto Federal Goiano, instituição de aplicação do projeto, conta com 3 cursos técnicos integrados ao ensino médio, além de cursos de graduação como licenciatura em química, apresentando um ambiente propício ao desenvolvimento desta pesquisa, objetivando analisar a eficácia de uma abordagem demonstrativa-experimental no ensino de química, identificando as principais dificuldades e facilidades encontradas pelos estudantes no processo de aprendizagem da disciplina. Dos cursos supracitados, que são presenciais e, devido à pandemia do COVID-19, foram adaptados ao EAD, foram escolhidas 4 turmas de 2º ano, 2 do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio e 2 do curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio, nas quais foram implementadas atividades com uma abordagem experimental vinculada ao cotidiano dos alunos por intermédio de plataformas digitais e um ambiente virtual interativo. Ao final das práticas propostas, os impactos no ensino-aprendizagem dos alunos foram avaliados por intermédio de questionários de exercícios, pesquisa envolvendo os alunos por meio de questionário com questões objetivas e sua participação. Nesse sentido, esta pesquisa tratou de aspectos considerados relevantes ao ensino de química, com a utilização de uma mediação pedagógica experimental dentro da modalidade EAD, abordando uma nova perspectiva com foco na realidade atual das turmas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raphael Francisco Pereira (raphael.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-27T18:21:45Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Raphael Francisco Pereira.pdf: 2181739 bytes, checksum: 9426de4ab6651574bdfae3ff9d17c9e6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-29T18:51:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Raphael Francisco Pereira.pdf: 2181739 bytes, checksum: 9426de4ab6651574bdfae3ff9d17c9e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-29T18:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Raphael Francisco Pereira.pdf: 2181739 bytes, checksum: 9426de4ab6651574bdfae3ff9d17c9e6 (MD5) Previous issue date: 2021-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectQuímica experimentalpt_BR
dc.subjectExperimental chemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleOS DESAFIOS EM UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA EM EADpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Raphael Francisco Pereira.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.