Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1654
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E INOVAÇÕES EM UM CONTEXTO ESCOLAR RURAL
Título(s) alternativo(s): Literary Literacy: Challenges and innovations in a school context
Autor(es): Landin, Eliza Alves
Primeiro Orientador: Corsi, Solange da Silva
Primeiro Membro da Banca: Dias, Denise
Segundo Membro da Banca: Dourado, Mônia Franciele de Souza
Resumo: Este estudo tem como objetivo central tecer reflexões acerca das práticas do letramento literário em um contexto escolar rural, enfatizando a importância da leitura literária para a formação de alunos e leitores mais autônomos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos de Geraldi (1997), Antunes (2003), Manguel (2004), Perissé (2006),), Cadermatori (2012), Soares (2012), Terra (2014/2015), Cosson (2016/2020), entre outros, e também em documentos que norteiam a Educação Básica, tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Comum Curricular Nacional (BNCC, 2017) e o Documento Curricular para Goiás (DC GO, 2018). Os resultados apontados mostram a importância de se formar um leitor discente autônomo, que deve ser instigado e direcionado a realizar leituras literárias desde os primeiros anos escolares, principalmente aqueles pertencentes a um contexto escolar rural.
Abstract: The main objective of this study is to reflect on the practices of literary literacy in a rural school context, emphasizing the importance of literary reading for the formation of more autonomous students and readers. This is a bibliographic research, based on the studies of Geraldi (1997), Antunes (2003), Manguel (2004), Perissé (2006),), Cadermatori (2012), Soares (2012), Terra (2014/2015) , Cosson (2016/2020), among others, and also in documents that guide Basic Education, such as: National Curriculum Parameters (1998), National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and the Curricular Document for Goiás (DC GO, 2018). The results indicated show the importance of forming an autonomous student reader, who should be instigated and directed to carry out literary readings from the first school years, especially those belonging to a rural school context.
Palavras-chave: Aluno Autônomo. Contexto escolar rural. Formação de leitor. Letramento literário.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Citação: LANDIN, Eliza Alves; CORSI, Solange da Silva. Letramento Literário: Desafios e inovações em um contexto escolar. Ceres, 2021. Trabalho de Conclusão do curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Campus Ceres.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1654
Data do documento: 5-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Eliza Alves Landin.pdf844,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.