Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1654
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E INOVAÇÕES EM UM CONTEXTO ESCOLAR RURAL
Other Titles: Literary Literacy: Challenges and innovations in a school context
metadata.dc.creator: Landin, Eliza Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Corsi, Solange da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Denise
metadata.dc.contributor.referee2: Dourado, Mônia Franciele de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo central tecer reflexões acerca das práticas do letramento literário em um contexto escolar rural, enfatizando a importância da leitura literária para a formação de alunos e leitores mais autônomos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos de Geraldi (1997), Antunes (2003), Manguel (2004), Perissé (2006),), Cadermatori (2012), Soares (2012), Terra (2014/2015), Cosson (2016/2020), entre outros, e também em documentos que norteiam a Educação Básica, tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Comum Curricular Nacional (BNCC, 2017) e o Documento Curricular para Goiás (DC GO, 2018). Os resultados apontados mostram a importância de se formar um leitor discente autônomo, que deve ser instigado e direcionado a realizar leituras literárias desde os primeiros anos escolares, principalmente aqueles pertencentes a um contexto escolar rural.
Abstract: The main objective of this study is to reflect on the practices of literary literacy in a rural school context, emphasizing the importance of literary reading for the formation of more autonomous students and readers. This is a bibliographic research, based on the studies of Geraldi (1997), Antunes (2003), Manguel (2004), Perissé (2006),), Cadermatori (2012), Soares (2012), Terra (2014/2015) , Cosson (2016/2020), among others, and also in documents that guide Basic Education, such as: National Curriculum Parameters (1998), National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and the Curricular Document for Goiás (DC GO, 2018). The results indicated show the importance of forming an autonomous student reader, who should be instigated and directed to carry out literary readings from the first school years, especially those belonging to a rural school context.
Keywords: Aluno Autônomo. Contexto escolar rural. Formação de leitor. Letramento literário.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
Citation: LANDIN, Eliza Alves; CORSI, Solange da Silva. Letramento Literário: Desafios e inovações em um contexto escolar. Ceres, 2021. Trabalho de Conclusão do curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Campus Ceres.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1654
Issue Date: 5-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_Eliza Alves Landin.pdf844,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.