Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1570
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ESTUDO DE PRISMAS E PIRÂMIDES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE MATERIAL MANIPULATIVO
metadata.dc.creator: Conceição, Eliana Francisca da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Kênia Bomtempo de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ribeiro, Antônio Carlos Chaves
metadata.dc.contributor.referee1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee2: Friedrich, Márcia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar uma proposta educacional para o estudo inicial dos poliedros “Prismas e Pirâmides” no ensino fundamental em especial o 6º ano e como provável aporte para os anos sequenciais. Torna-se uma sugestão lúdica pedagógica aos educadores e objetiva a redução da abstração que possa acompanhar as concepções destes objetos por parte dos educandos, neste intuito de modo elementar alinhamos o estudo destes poliedros com apoio suplementar do material concreto na Geometria espacial. Na fundamentação desta produção, foi realizada pesquisa bibliográfica examinando obras que abordam o tema em questão. Na oportunidade paralela a esta temática, o questionamento provocador desta pesquisa refere-se: Como trabalhar os conceitos de “Prismas e Pirâmides” de forma criativa e crítica e ainda avivar o interesse dos alunos para esta temática, utilizando material manipulativo? Esta pesquisa pretende discutir possíveis subsídios pedagógicos frutos desta indagação e neste contexto adota a BNCC 2017 para alicerçar e alcançar prováveis respostas, assim como outros autores.
Abstract: This work was developed with the objective of presenting an educational proposal for the initial study of the polyhedra “Prisms and pyramids” in elementary school, especially in the 6th year and as a likely contribution for the sequential years. It becomes a playful pedagogical suggestion for educators and aims to reduce the abstraction that can accompany the conceptions of these objects by students, in this elementary way we align the study of these polyhedra with additional support of concrete material in spatial geometry. In the foundation of this production, a bibliographic research was carried out examining works that approach the subject in question. In the opportunity parallel to this theme, the provocative question of this research refers to: How to work the concepts of “Prisms and Pyramids” in a creative and critical way and still enliven students' interest in this theme, using manipulative material? This research intends to discuss possible pedagogical subsidies resulting from this inquiry and in this context, it adopts BNCC 2017 to support and reach probable answers, as well as other authors.
Keywords: BNCC. Geometria. Prismas e Pirâmides. Sólidos geométricos. Materiais manipulativos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1570
Issue Date: 16-Dec-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_esp_Eliana Francisca da Conceição.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.