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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Autor(es): Costa, Aline da
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma
Primeiro Membro da Banca: Jordão, Uiara
Segundo Membro da Banca: Santos, Graziele
Resumo: No objetivo de contribuir com a quantidade de discussões sobre a importância dos espaços de contação de histórias nas escolas, como método pedagógico para o ensino da prática da leitura literária é que este trabalho apresenta, viés pesquisa bibliográfica, algumas reflexões sobre: (a) a relevância para a vida do aprendiz da leitura literária; (b) a delimitação sobre a literatura infantil; e (c) algumas considerações sobre a necessidade da contação de histórias para a instrução de futuros leitores críticos. Baseamo-nos em autores, como Caldim (2003), Barros (2013), Lajolo (2002), Simplicio (2015), Zilberman (2003) entre outros. Destacaram-se em nossas discussões, considerações sobre a imprescindibilidade do docente ter conhecimento de que ler e ouvir/contar estórias estimula o pensamento narrativo, isto é, uma forma de pensar paralelo ao pensamento lógico científico, conectado à subjetividade e ao emotivo. Por este motivo, a prática de contar histórias fundamenta o psíquico e o emocional da criança, de forma que o aprendiz vá atingindo idade e estruturando um acervo de informações que moldará a sua identidade nos modelos que experiência, inclusive por meio da literatura.
Abstract: In order to contribute to the amount of discussions on the importance of historical storytelling spaces in schools as a pedagogical method for teaching the practice of literary reading, this work presents, in a bibliographic research bias, some reflections on: (a) the relevance for the life of the learner of literary reading; (b) delimitation on children's literature; and (c) some considerations about the need for storytelling to educate future critical readers. We rely on authors such as Caldim (2003), Barros (2013), Lajolo (2002), Simplicio (2015), Zilberman (2003) among others. In our discussions, considerations were highlighted regarding the indispensability of the teacher to have knowledge that reading and listening / telling stories stimulates narrative thinking, that is, a way of thinking parallel to scientific logical thinking, connected to subjectivity and emotionality. For this reason, the practice of storytelling underlies the child's psychic and emotional, so that the learner will reach age and base his identity on the models he experiences, including through literature.
Palavras-chave: Contação de histórias
Literatura Infantil
Criança
Leitores críticos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1392
Data do documento: 13-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

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