Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Hilma | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0596235270791330 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jordão, Uiara | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Graziele | - |
dc.creator | Costa, Aline da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0596235270791330 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T12:55:38Z | - |
dc.date.available | 2020-09-30 | - |
dc.date.available | 2020-09-30T12:55:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1392 | - |
dc.description.abstract | In order to contribute to the amount of discussions on the importance of historical storytelling spaces in schools as a pedagogical method for teaching the practice of literary reading, this work presents, in a bibliographic research bias, some reflections on: (a) the relevance for the life of the learner of literary reading; (b) delimitation on children's literature; and (c) some considerations about the need for storytelling to educate future critical readers. We rely on authors such as Caldim (2003), Barros (2013), Lajolo (2002), Simplicio (2015), Zilberman (2003) among others. In our discussions, considerations were highlighted regarding the indispensability of the teacher to have knowledge that reading and listening / telling stories stimulates narrative thinking, that is, a way of thinking parallel to scientific logical thinking, connected to subjectivity and emotionality. For this reason, the practice of storytelling underlies the child's psychic and emotional, so that the learner will reach age and base his identity on the models he experiences, including through literature. | pt_BR |
dc.description.resumo | No objetivo de contribuir com a quantidade de discussões sobre a importância dos espaços de contação de histórias nas escolas, como método pedagógico para o ensino da prática da leitura literária é que este trabalho apresenta, viés pesquisa bibliográfica, algumas reflexões sobre: (a) a relevância para a vida do aprendiz da leitura literária; (b) a delimitação sobre a literatura infantil; e (c) algumas considerações sobre a necessidade da contação de histórias para a instrução de futuros leitores críticos. Baseamo-nos em autores, como Caldim (2003), Barros (2013), Lajolo (2002), Simplicio (2015), Zilberman (2003) entre outros. Destacaram-se em nossas discussões, considerações sobre a imprescindibilidade do docente ter conhecimento de que ler e ouvir/contar estórias estimula o pensamento narrativo, isto é, uma forma de pensar paralelo ao pensamento lógico científico, conectado à subjetividade e ao emotivo. Por este motivo, a prática de contar histórias fundamenta o psíquico e o emocional da criança, de forma que o aprendiz vá atingindo idade e estruturando um acervo de informações que moldará a sua identidade nos modelos que experiência, inclusive por meio da literatura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Aline de Cássia da Costa (2018112301630023@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T12:44:45Z No. of bitstreams: 2 termo assinado Hilma.pdf: 483718 bytes, checksum: f260fb2e931db281e0ed92c810e7a206 (MD5) Trabalho final aline.pdf: 439230 bytes, checksum: 7f2758acd0b1b04c1277b49f7385de25 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T12:51:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo assinado Hilma.pdf: 483718 bytes, checksum: f260fb2e931db281e0ed92c810e7a206 (MD5) Trabalho final aline.pdf: 439230 bytes, checksum: 7f2758acd0b1b04c1277b49f7385de25 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T12:55:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo assinado Hilma.pdf: 483718 bytes, checksum: f260fb2e931db281e0ed92c810e7a206 (MD5) Trabalho final aline.pdf: 439230 bytes, checksum: 7f2758acd0b1b04c1277b49f7385de25 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-09-30T12:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo assinado Hilma.pdf: 483718 bytes, checksum: f260fb2e931db281e0ed92c810e7a206 (MD5) Trabalho final aline.pdf: 439230 bytes, checksum: 7f2758acd0b1b04c1277b49f7385de25 (MD5) Previous issue date: 2020-08-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2007. BARROS, P. R. P. D. B. A contribuição da literatura infantil no processo de aquisição de leitura. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56015.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020. CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009. COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. CALDIN, C. F. A função social da leitura da literatura infantil. Redalyc, Espanha e Portugal, n. 15, s./p., jan./jun. 2003. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14701505>. Acesso em: 15 jul. 2020. COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2019. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2002. SIMPLÍCIO, S. M. de S. Leitura e contação de histórias: estratégias pedagógicas no desenvolvimento da imaginação infantil. 2015. 58 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: <https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/12952/1/2015_SarahMarinhodeSousaSimpl%c3%adcio.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020. SOUZA, L. O. de; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewFile/4643/4891>. Acesso em: 15 jul. 2020. PORTO, A. P. T.; PORTO, L. T. Contação de histórias como estratégias pedagógicas para desenvolvimento da competência discente de ler e interpretar. Revista de Educação Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, n. 1, v. 1, p. 115-129, jan./jul. 2012. Disponível em: <https://domalberto.edu.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/08/Conta%C3%A7%C3%A3o-de-hist%C3%B3rias-como-estrat%C3%A9gia-pedag%C3%B3gica-para-desenvolvimento-da-compet%C3%AAncia-discente-de.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020. ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=dqhcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=a+import%C3%A2ncia+de+textos+literarios+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&ots=nzNQDkqRvp&sig=JXDwidbw7DUADl9sbH5X2tIxPCs#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 15 jul. 2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Leitores críticos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCAE_Aline de Cassia da Costa.pdf | 472,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
mon_esp_Aline de Cassia da Costa.pdf | 428,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.