Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0596235270791330pt_BR
dc.contributor.referee1Jordão, Uiara-
dc.contributor.referee2Santos, Graziele-
dc.creatorCosta, Aline da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0596235270791330pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T12:55:38Z-
dc.date.available2020-09-30-
dc.date.available2020-09-30T12:55:38Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1392-
dc.description.abstractIn order to contribute to the amount of discussions on the importance of historical storytelling spaces in schools as a pedagogical method for teaching the practice of literary reading, this work presents, in a bibliographic research bias, some reflections on: (a) the relevance for the life of the learner of literary reading; (b) delimitation on children's literature; and (c) some considerations about the need for storytelling to educate future critical readers. We rely on authors such as Caldim (2003), Barros (2013), Lajolo (2002), Simplicio (2015), Zilberman (2003) among others. In our discussions, considerations were highlighted regarding the indispensability of the teacher to have knowledge that reading and listening / telling stories stimulates narrative thinking, that is, a way of thinking parallel to scientific logical thinking, connected to subjectivity and emotionality. For this reason, the practice of storytelling underlies the child's psychic and emotional, so that the learner will reach age and base his identity on the models he experiences, including through literature.pt_BR
dc.description.resumoNo objetivo de contribuir com a quantidade de discussões sobre a importância dos espaços de contação de histórias nas escolas, como método pedagógico para o ensino da prática da leitura literária é que este trabalho apresenta, viés pesquisa bibliográfica, algumas reflexões sobre: (a) a relevância para a vida do aprendiz da leitura literária; (b) a delimitação sobre a literatura infantil; e (c) algumas considerações sobre a necessidade da contação de histórias para a instrução de futuros leitores críticos. Baseamo-nos em autores, como Caldim (2003), Barros (2013), Lajolo (2002), Simplicio (2015), Zilberman (2003) entre outros. Destacaram-se em nossas discussões, considerações sobre a imprescindibilidade do docente ter conhecimento de que ler e ouvir/contar estórias estimula o pensamento narrativo, isto é, uma forma de pensar paralelo ao pensamento lógico científico, conectado à subjetividade e ao emotivo. Por este motivo, a prática de contar histórias fundamenta o psíquico e o emocional da criança, de forma que o aprendiz vá atingindo idade e estruturando um acervo de informações que moldará a sua identidade nos modelos que experiência, inclusive por meio da literatura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline de Cássia da Costa (2018112301630023@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T12:44:45Z No. of bitstreams: 2 termo assinado Hilma.pdf: 483718 bytes, checksum: f260fb2e931db281e0ed92c810e7a206 (MD5) Trabalho final aline.pdf: 439230 bytes, checksum: 7f2758acd0b1b04c1277b49f7385de25 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T12:51:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo assinado Hilma.pdf: 483718 bytes, checksum: f260fb2e931db281e0ed92c810e7a206 (MD5) Trabalho final aline.pdf: 439230 bytes, checksum: 7f2758acd0b1b04c1277b49f7385de25 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T12:55:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo assinado Hilma.pdf: 483718 bytes, checksum: f260fb2e931db281e0ed92c810e7a206 (MD5) Trabalho final aline.pdf: 439230 bytes, checksum: 7f2758acd0b1b04c1277b49f7385de25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-30T12:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo assinado Hilma.pdf: 483718 bytes, checksum: f260fb2e931db281e0ed92c810e7a206 (MD5) Trabalho final aline.pdf: 439230 bytes, checksum: 7f2758acd0b1b04c1277b49f7385de25 (MD5) Previous issue date: 2020-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2007. BARROS, P. R. P. D. B. A contribuição da literatura infantil no processo de aquisição de leitura. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56015.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020. CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009. COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. CALDIN, C. F. A função social da leitura da literatura infantil. Redalyc, Espanha e Portugal, n. 15, s./p., jan./jun. 2003. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14701505>. Acesso em: 15 jul. 2020. COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2019. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2002. SIMPLÍCIO, S. M. de S. Leitura e contação de histórias: estratégias pedagógicas no desenvolvimento da imaginação infantil. 2015. 58 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: <https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/12952/1/2015_SarahMarinhodeSousaSimpl%c3%adcio.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020. SOUZA, L. O. de; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewFile/4643/4891>. Acesso em: 15 jul. 2020. PORTO, A. P. T.; PORTO, L. T. Contação de histórias como estratégias pedagógicas para desenvolvimento da competência discente de ler e interpretar. Revista de Educação Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, n. 1, v. 1, p. 115-129, jan./jul. 2012. Disponível em: <https://domalberto.edu.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/08/Conta%C3%A7%C3%A3o-de-hist%C3%B3rias-como-estrat%C3%A9gia-pedag%C3%B3gica-para-desenvolvimento-da-compet%C3%AAncia-discente-de.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020. ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=dqhcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=a+import%C3%A2ncia+de+textos+literarios+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&ots=nzNQDkqRvp&sig=JXDwidbw7DUADl9sbH5X2tIxPCs#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 15 jul. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLeitores críticospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCAE_Aline de Cassia da Costa.pdf472,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
mon_esp_Aline de Cassia da Costa.pdf428,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.