Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1306
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS DO FAZER PEDAGÓGICO |
Título(s) alternativo(s): | University teaching: theoretical and practical knowledge of pedagogical practice |
Autor(es): | Menezes, Fernando |
Primeiro Orientador: | Jordão, Uiara |
Primeiro Membro da Banca: | Gargioni, Ana |
Segundo Membro da Banca: | Jordão, Maria |
Resumo: | O estudo apresenta considerações concernentes à prática educativa universitária brasileira, por meio da abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica a análise bibliográfica cujo objetivo é fazer uma revisão rápida da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho de autores dedicados à pesquisa pedagógica como Freire (2017, 2014), Libâneo (2013), Masetto (2015) e Pimenta e Anastasiou (2002). O objeto que delimita a pesquisa é o ensino e aprendizagem no âmbito universitário e como objetivo busca-se a compreensão quanto as práticas efetivas de ensino e aprendizagem na tentativa de responder aos seguintes questionamentos: quais práticas caracterizam um professor universitário eficaz?; e, o que caracteriza um ambiente favorável à aprendizagem?. A pretensão deste trabalho é possibilitar a reflexão quanto aos saberes pedagógicos necessários a prática docente, cujas discussões apresentadas oferecem um convite a novas pesquisas. |
Abstract: | The study presents considerations concerning the Brazilian university educational practice, through the qualitative approach, using as a methodological tool the bibliographic analysis whose objective is to make a quick review of the literature on the main theories that guide the work of authors dedicated to pedagogical research such as Freire ( 2017, 2014), Libâneo (2013), Masetto (2015) and Pimenta and Anastasiou (2002). The object that delimits the research is teaching and learning at the university level and the objective is to seek understanding as to the effective teaching and learning practices in an attempt to answer the following questions: which practices characterize an effective university professor?; and, what characterizes a favorable learning environment?. The aim of this work is to enable reflection on the pedagogical knowledge necessary for teaching practice, whose discussions offer an invitation to further research. |
Palavras-chave: | Prática universitária. Ensino-aprendizagem. Fazer pedagógico. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1306 |
Data do documento: | 24-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_Fernando Roldão de Menezes.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.