Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1306
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS DO FAZER PEDAGÓGICO
Other Titles: University teaching: theoretical and practical knowledge of pedagogical practice
metadata.dc.creator: Menezes, Fernando
metadata.dc.contributor.advisor1: Jordão, Uiara
metadata.dc.contributor.referee1: Gargioni, Ana
metadata.dc.contributor.referee2: Jordão, Maria
metadata.dc.description.resumo: O estudo apresenta considerações concernentes à prática educativa universitária brasileira, por meio da abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica a análise bibliográfica cujo objetivo é fazer uma revisão rápida da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho de autores dedicados à pesquisa pedagógica como Freire (2017, 2014), Libâneo (2013), Masetto (2015) e Pimenta e Anastasiou (2002). O objeto que delimita a pesquisa é o ensino e aprendizagem no âmbito universitário e como objetivo busca-se a compreensão quanto as práticas efetivas de ensino e aprendizagem na tentativa de responder aos seguintes questionamentos: quais práticas caracterizam um professor universitário eficaz?; e, o que caracteriza um ambiente favorável à aprendizagem?. A pretensão deste trabalho é possibilitar a reflexão quanto aos saberes pedagógicos necessários a prática docente, cujas discussões apresentadas oferecem um convite a novas pesquisas.
Abstract: The study presents considerations concerning the Brazilian university educational practice, through the qualitative approach, using as a methodological tool the bibliographic analysis whose objective is to make a quick review of the literature on the main theories that guide the work of authors dedicated to pedagogical research such as Freire ( 2017, 2014), Libâneo (2013), Masetto (2015) and Pimenta and Anastasiou (2002). The object that delimits the research is teaching and learning at the university level and the objective is to seek understanding as to the effective teaching and learning practices in an attempt to answer the following questions: which practices characterize an effective university professor?; and, what characterizes a favorable learning environment?. The aim of this work is to enable reflection on the pedagogical knowledge necessary for teaching practice, whose discussions offer an invitation to further research.
Keywords: Prática universitária. Ensino-aprendizagem. Fazer pedagógico.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1306
Issue Date: 24-Jun-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_Fernando Roldão de Menezes.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.