Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jordão, Uiara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562075230089108pt_BR
dc.contributor.referee1Gargioni, Ana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028996995085834pt_BR
dc.contributor.referee2Jordão, Maria-
dc.creatorMenezes, Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0823492431551627pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T21:54:54Z-
dc.date.available2020-07-22T21:54:54Z-
dc.date.issued2020-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1306-
dc.description.abstractThe study presents considerations concerning the Brazilian university educational practice, through the qualitative approach, using as a methodological tool the bibliographic analysis whose objective is to make a quick review of the literature on the main theories that guide the work of authors dedicated to pedagogical research such as Freire ( 2017, 2014), Libâneo (2013), Masetto (2015) and Pimenta and Anastasiou (2002). The object that delimits the research is teaching and learning at the university level and the objective is to seek understanding as to the effective teaching and learning practices in an attempt to answer the following questions: which practices characterize an effective university professor?; and, what characterizes a favorable learning environment?. The aim of this work is to enable reflection on the pedagogical knowledge necessary for teaching practice, whose discussions offer an invitation to further research.pt_BR
dc.description.resumoO estudo apresenta considerações concernentes à prática educativa universitária brasileira, por meio da abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica a análise bibliográfica cujo objetivo é fazer uma revisão rápida da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho de autores dedicados à pesquisa pedagógica como Freire (2017, 2014), Libâneo (2013), Masetto (2015) e Pimenta e Anastasiou (2002). O objeto que delimita a pesquisa é o ensino e aprendizagem no âmbito universitário e como objetivo busca-se a compreensão quanto as práticas efetivas de ensino e aprendizagem na tentativa de responder aos seguintes questionamentos: quais práticas caracterizam um professor universitário eficaz?; e, o que caracteriza um ambiente favorável à aprendizagem?. A pretensão deste trabalho é possibilitar a reflexão quanto aos saberes pedagógicos necessários a prática docente, cujas discussões apresentadas oferecem um convite a novas pesquisas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Roldão de Menezes (2018112301630457@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-22T21:07:37Z No. of bitstreams: 1 RIIF - FERNANDO.pdf: 1449403 bytes, checksum: afb567b282f08e6d8b61fd645b96399a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-22T21:53:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIIF - FERNANDO.pdf: 1449403 bytes, checksum: afb567b282f08e6d8b61fd645b96399a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-22T21:54:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIIF - FERNANDO.pdf: 1449403 bytes, checksum: afb567b282f08e6d8b61fd645b96399a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-22T21:54:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIIF - FERNANDO.pdf: 1449403 bytes, checksum: afb567b282f08e6d8b61fd645b96399a (MD5) Previous issue date: 2020-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática universitária. Ensino-aprendizagem. Fazer pedagógico.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleDOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS DO FAZER PEDAGÓGICOpt_BR
dc.title.alternativeUniversity teaching: theoretical and practical knowledge of pedagogical practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_Fernando Roldão de Menezes.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.