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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PERCURSOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
metadata.dc.creator: Vaz, Graziele Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Jussara de Fátima Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Inocêncio, Maria Erlan
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, as pessoas com deficiência tiveram a legalidade de seus direitos negada ao longo de séculos. Tidos como idiotas e incapazes, esses sujeitos se encontravam na condição de excluídos socialmente. Contudo, após a década de 1950, em decorrência da reivindicação popular, essa situação começa a ser revertida e, assim, é iniciado o processo de integração social das pessoas com deficiência. Por sua vez, com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a influência, em âmbito global, do paradigma da inclusão, as legislações vigentes passam a adotar uma perspectiva de inclusão dos grupos historicamente excluídos. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma análise dos percursos da educação especial no Brasil, bem como, do paradigma da inclusão no ensino superior. À vista disso, a metodologia esteve fundamentada na revisão teórica e na análise documental. Dessa forma, é possível concluir que, apesar das legislações vigentes e do princípio de uma sociedade inclusiva, muitas das vezes, os alunos com necessidades especiais se encontram excluídos em uma instituição de ensino inclusiva. Portanto, no ambiente escolar, a inclusão é um processo que está em gestão e que deve ser continuadamente aperfeiçoado a partir de práticas que visam, em uma sociedade democrática, o acolhimento de todos.
Abstract: In Brazil, people with disabilities have been denied the legality of their rights over centuries. Taken as idiots and incapable, these subjects were in the condition of socially excluded. However, after the 1950s, due to the claim this situation begins to be reversed and, thus, the process of social integration begins of people with disabilities. In turn, with the enactment of the 1988 Federal Constitution and with the influence, on a global level, of the inclusion paradigm, the current laws pass to adopt a perspective of inclusion of historically excluded groups. In this sense, this research aims to carry out an analysis of the paths of special education in Brazil, as well as the inclusion paradigm in higher education. In view of this, the methodology was based on theoretical review and document analysis. Thus, it is possible to conclude that, Despite current legislation and the principle of an inclusive society, students with special needs are excluded in an educational institution inclusive. Therefore, in the school environment, inclusion is a process that is under management and that must be continually improved through practices that aim, in a society democratic, welcoming everyone.
Keywords: Educação Especial. Pessoas com Deficiência. Inclusão. Ensino Superior.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1305
Issue Date: 5-Jun-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

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