Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Jussara de Fátima Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee2Inocêncio, Maria Erlan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785623961446610pt_BR
dc.creatorVaz, Graziele Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9262813353296317pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T14:32:26Z-
dc.date.available2020-07-22-
dc.date.available2020-07-22T14:32:26Z-
dc.date.issued2020-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1305-
dc.description.abstractIn Brazil, people with disabilities have been denied the legality of their rights over centuries. Taken as idiots and incapable, these subjects were in the condition of socially excluded. However, after the 1950s, due to the claim this situation begins to be reversed and, thus, the process of social integration begins of people with disabilities. In turn, with the enactment of the 1988 Federal Constitution and with the influence, on a global level, of the inclusion paradigm, the current laws pass to adopt a perspective of inclusion of historically excluded groups. In this sense, this research aims to carry out an analysis of the paths of special education in Brazil, as well as the inclusion paradigm in higher education. In view of this, the methodology was based on theoretical review and document analysis. Thus, it is possible to conclude that, Despite current legislation and the principle of an inclusive society, students with special needs are excluded in an educational institution inclusive. Therefore, in the school environment, inclusion is a process that is under management and that must be continually improved through practices that aim, in a society democratic, welcoming everyone.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, as pessoas com deficiência tiveram a legalidade de seus direitos negada ao longo de séculos. Tidos como idiotas e incapazes, esses sujeitos se encontravam na condição de excluídos socialmente. Contudo, após a década de 1950, em decorrência da reivindicação popular, essa situação começa a ser revertida e, assim, é iniciado o processo de integração social das pessoas com deficiência. Por sua vez, com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a influência, em âmbito global, do paradigma da inclusão, as legislações vigentes passam a adotar uma perspectiva de inclusão dos grupos historicamente excluídos. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma análise dos percursos da educação especial no Brasil, bem como, do paradigma da inclusão no ensino superior. À vista disso, a metodologia esteve fundamentada na revisão teórica e na análise documental. Dessa forma, é possível concluir que, apesar das legislações vigentes e do princípio de uma sociedade inclusiva, muitas das vezes, os alunos com necessidades especiais se encontram excluídos em uma instituição de ensino inclusiva. Portanto, no ambiente escolar, a inclusão é um processo que está em gestão e que deve ser continuadamente aperfeiçoado a partir de práticas que visam, em uma sociedade democrática, o acolhimento de todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Graziele Cardoso Vaz (2018112301630465@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-22T12:16:39Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_graziele.pdf: 539294 bytes, checksum: 4a72c3452c347ef3cec769fa30162400 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-22T14:28:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_graziele.pdf: 539294 bytes, checksum: 4a72c3452c347ef3cec769fa30162400 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-22T14:28:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_graziele.pdf: 539294 bytes, checksum: 4a72c3452c347ef3cec769fa30162400 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-22T14:32:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_graziele.pdf: 539294 bytes, checksum: 4a72c3452c347ef3cec769fa30162400 (MD5) Previous issue date: 2020-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especial. Pessoas com Deficiência. Inclusão. Ensino Superior.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePERCURSOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_graziele.pdf526,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.