Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1176
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS
metadata.dc.creator: Arraes, Aliny Inocêncio Oliveira Melo e
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Emmanuela Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Martins, Carla de Moura
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo sobre o ensino de química na educação básica através da fabricação de sabonetes artesanais. Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da inserção da experimentação, através da produção de sabonetes artesanais, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento do ensino- aprendizagem de química. A pesquisa do trabalho foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos, em três turmas de terceiro ano do ensino técnico integrado ao ensino médio e consistiu na realização de uma atividade prática de fabricação de sabonetes artesanais e aplicação de dois questionários, antes e após a realização da atividade prática. Percebemos que os alunos ainda tem dificuldade no aprendizado do conteúdo da química, pois a parcela que soube responder corretamente as questões acerca de conceitos químicos foi pequena. Um maior engajamento dos alunos e a inserção de ferramentas metodológicas é indispensável para melhorar o cenário da educação básica no Brasil. É preciso comprometimento das partes envolvidas para que os resultados sejam positivos. Por meio das respostas dadas nos questionários e pelo comportamento na aula prática, da maioria dos alunos, constatamos que a experimentação contribui sim, significativamente no aprendizado, além de motivar de fato o aluno a querer aprender. Concluímos que além do método expositivo que proporciona o ensino da teoria, é de grande relevância a inserção de ferramentas metodológicas como a experimentação, para juntos formarem um processo de valor agregado ao ensino-aprendizado de química.
Abstract: The present work deals with a study on the teaching of chemistry in basic education through the manufacture of handmade soaps. This research aimed to demonstrate the importance of the insertion of experimentation, through the production of handmade soaps, as a practical model of experience and awareness, aiming at a better practice in the development of teaching-learning chemistry. The research was carried out in the no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos, in three classes of third year of the technical education integrated to the high school and consisted in the accomplishment of a practical activity of manufacturing of handmade soaps and application of two questionnaires, before and after the accomplishment of the practical activity. We realized that students still have difficulty learning the content of chemistry, because the portion that knew how to correctly answer the questions about chemical concepts was small. Greater student engagement and the insertion of methodological tools are indispensable to improve the scenario of basic education in Brazil. It requires commitment from the parties involved so that the results are positive. By means of the answers given in the questionnaires and by the behavior in the practical class, of the majority of the students, we verified that the experimentation contributes yes, significantly in the learning, in addition to motivating in fact the student to want to learn. We conclude that in addition to the expository method that teaches the theory, it is of great relevance the insertion of methodological tools such as experimentation, to form a process of added value to the teaching learning of chemistry.
Keywords: Química - ensino-aprendizagem
Química experimental
Sabonete
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1176
Issue Date: 21-Mar-2018
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINY ARRAES.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open
ALINY INOCÊCIO OLIVEIRA MELO E ARRAES_rotated.pdf244,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.