Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Emmanuela Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083798074825542pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Carla de Moura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8918116589808091pt_BR
dc.creatorArraes, Aliny Inocêncio Oliveira Melo e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930033707011584pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-20T01:21:48Z-
dc.date.available2020-03-18-
dc.date.available2020-03-20T01:21:48Z-
dc.date.issued2018-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1176-
dc.description.abstractThe present work deals with a study on the teaching of chemistry in basic education through the manufacture of handmade soaps. This research aimed to demonstrate the importance of the insertion of experimentation, through the production of handmade soaps, as a practical model of experience and awareness, aiming at a better practice in the development of teaching-learning chemistry. The research was carried out in the no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos, in three classes of third year of the technical education integrated to the high school and consisted in the accomplishment of a practical activity of manufacturing of handmade soaps and application of two questionnaires, before and after the accomplishment of the practical activity. We realized that students still have difficulty learning the content of chemistry, because the portion that knew how to correctly answer the questions about chemical concepts was small. Greater student engagement and the insertion of methodological tools are indispensable to improve the scenario of basic education in Brazil. It requires commitment from the parties involved so that the results are positive. By means of the answers given in the questionnaires and by the behavior in the practical class, of the majority of the students, we verified that the experimentation contributes yes, significantly in the learning, in addition to motivating in fact the student to want to learn. We conclude that in addition to the expository method that teaches the theory, it is of great relevance the insertion of methodological tools such as experimentation, to form a process of added value to the teaching learning of chemistry.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um estudo sobre o ensino de química na educação básica através da fabricação de sabonetes artesanais. Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da inserção da experimentação, através da produção de sabonetes artesanais, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento do ensino- aprendizagem de química. A pesquisa do trabalho foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos, em três turmas de terceiro ano do ensino técnico integrado ao ensino médio e consistiu na realização de uma atividade prática de fabricação de sabonetes artesanais e aplicação de dois questionários, antes e após a realização da atividade prática. Percebemos que os alunos ainda tem dificuldade no aprendizado do conteúdo da química, pois a parcela que soube responder corretamente as questões acerca de conceitos químicos foi pequena. Um maior engajamento dos alunos e a inserção de ferramentas metodológicas é indispensável para melhorar o cenário da educação básica no Brasil. É preciso comprometimento das partes envolvidas para que os resultados sejam positivos. Por meio das respostas dadas nos questionários e pelo comportamento na aula prática, da maioria dos alunos, constatamos que a experimentação contribui sim, significativamente no aprendizado, além de motivar de fato o aluno a querer aprender. Concluímos que além do método expositivo que proporciona o ensino da teoria, é de grande relevância a inserção de ferramentas metodológicas como a experimentação, para juntos formarem um processo de valor agregado ao ensino-aprendizado de química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-19T18:22:58Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINY ARRAES.pdf: 1513048 bytes, checksum: f0a7c0f1f79facc1508f97bd7db29cd2 (MD5) ALINY INOCÊCIO OLIVEIRA MELO E ARRAES_rotated.pdf: 250271 bytes, checksum: 34b873919cc77db2fd0bcf44745d6e77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-20T01:21:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINY ARRAES.pdf: 1513048 bytes, checksum: f0a7c0f1f79facc1508f97bd7db29cd2 (MD5) ALINY INOCÊCIO OLIVEIRA MELO E ARRAES_rotated.pdf: 250271 bytes, checksum: 34b873919cc77db2fd0bcf44745d6e77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T01:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINY ARRAES.pdf: 1513048 bytes, checksum: f0a7c0f1f79facc1508f97bd7db29cd2 (MD5) ALINY INOCÊCIO OLIVEIRA MELO E ARRAES_rotated.pdf: 250271 bytes, checksum: 34b873919cc77db2fd0bcf44745d6e77 (MD5) Previous issue date: 2018-03-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectQuímica experimentalpt_BR
dc.subjectSabonetept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABONETES ARTESANAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINY ARRAES.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ALINY INOCÊCIO OLIVEIRA MELO E ARRAES_rotated.pdf244,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.