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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/864
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | USO DA COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO |
Autor(es): | Silva, Tais |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Andriane |
Resumo: | Este estudo de caso foi realizado na escola Estadual Abel Pereira de Castro, localizada no município de Rio Verde – GO, tendo como objetivos promover o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pela escola, utilizando a compostagem como ferramenta de educação ambiental, implantação da coleta seletiva na escola e conscientização da comunidade escolar. Foram realizadas palestras educativas sobre reciclagem e compostagem, e treinamento para a prática da pesquisa. Foram implantas lixeiras de separação por cores, onde se observou não ser a melhor alternativa para a separação dos resíduos, visto a dificuldade em determinar qual material se encaixa em qual cor, sendo mais indicado o sistema que utiliza apenas três lixeiras: uma para recicláveis secos, uma para resíduos orgânicos e uma para rejeitos. Dois tipos de compostagem foram escolhidos para implantação: a compostagem aeróbia termofílica e a vermicompostagem. Ao final de 45 dias foram coletadas amostras, a cada sete dias, para realização em laboratório das análises de teor de umidade, teor de sólidos totais, fixos e voláteis, pH e condutividade elétrica. Por meio das análises laboratoriais se observou que a degradação da composteira termofílica não estava ocorrendo como esperado, não sendo observado o aquecimento característico da leira. A vermicompostagem apresentou boa taxa de degradação embora com limitações. Concluiu-se que a prática da compostagem é sim uma boa ferramenta de educação ambiental na escola, embora para que esta tenha êxito seja necessário maior engajamento por parte dos demais professores e da coordenação escolar, já que neste trabalho apenas o professor de ciências atuou diretamente. |
Abstract: | This case study was carried out at the State School Abel Pereira de Castro, located in the municipality of Rio Verde - GO, aiming to promote the management of solid waste generated by the school, using composting as an environmental education tool, implementing selective collection in school and school community awareness. Educational lectures were held on recycling and composting, and training for research practice. Were implanted color separation bins, where it was observed not to be the best alternative for the separation of residues, given the difficulty in determining which material fits in which color, the system using only three bins being more suitable: one for dry recyclables, one for organic waste and one for tailings. Two types of composting were chosen for implantation: thermophilic aerobic composting and vermicomposting. At the end of 45 days, samples were collected every seven days to perform in the laboratory the analysis of moisture content, total, fixed and volatile solids content, pH and electrical conductivity. Through laboratory analysis it was observed that the degradation of the thermophilic composter was not occurring as expected, and the characteristic heating of the windrow was not observed. Vermicomposting showed a good rate of degradation although with limitations. It was concluded that the practice of composting is a good tool for environmental education at school, although for this to be successful, greater engagement by other teachers and school coordination is necessary, since in this work only the science teacher acted directly. |
Palavras-chave: | Adubo orgânico desenvolvimento sustentável vermicompostagem resíduos orgânicos resíduos recicláveis |
Área do CNPq: | CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::ENGENHARIA AMBIENTAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/864 |
Data do documento: | 23-Jan-2020 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Engenharia Ambiental |
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