Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Andriane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9227298491265406pt_BR
dc.creatorSilva, Tais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266335019930647pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-05T10:57:42Z-
dc.date.available2020-02-05-
dc.date.available2020-02-05T10:57:42Z-
dc.date.issued2020-01-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/864-
dc.description.abstractThis case study was carried out at the State School Abel Pereira de Castro, located in the municipality of Rio Verde - GO, aiming to promote the management of solid waste generated by the school, using composting as an environmental education tool, implementing selective collection in school and school community awareness. Educational lectures were held on recycling and composting, and training for research practice. Were implanted color separation bins, where it was observed not to be the best alternative for the separation of residues, given the difficulty in determining which material fits in which color, the system using only three bins being more suitable: one for dry recyclables, one for organic waste and one for tailings. Two types of composting were chosen for implantation: thermophilic aerobic composting and vermicomposting. At the end of 45 days, samples were collected every seven days to perform in the laboratory the analysis of moisture content, total, fixed and volatile solids content, pH and electrical conductivity. Through laboratory analysis it was observed that the degradation of the thermophilic composter was not occurring as expected, and the characteristic heating of the windrow was not observed. Vermicomposting showed a good rate of degradation although with limitations. It was concluded that the practice of composting is a good tool for environmental education at school, although for this to be successful, greater engagement by other teachers and school coordination is necessary, since in this work only the science teacher acted directly.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo de caso foi realizado na escola Estadual Abel Pereira de Castro, localizada no município de Rio Verde – GO, tendo como objetivos promover o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pela escola, utilizando a compostagem como ferramenta de educação ambiental, implantação da coleta seletiva na escola e conscientização da comunidade escolar. Foram realizadas palestras educativas sobre reciclagem e compostagem, e treinamento para a prática da pesquisa. Foram implantas lixeiras de separação por cores, onde se observou não ser a melhor alternativa para a separação dos resíduos, visto a dificuldade em determinar qual material se encaixa em qual cor, sendo mais indicado o sistema que utiliza apenas três lixeiras: uma para recicláveis secos, uma para resíduos orgânicos e uma para rejeitos. Dois tipos de compostagem foram escolhidos para implantação: a compostagem aeróbia termofílica e a vermicompostagem. Ao final de 45 dias foram coletadas amostras, a cada sete dias, para realização em laboratório das análises de teor de umidade, teor de sólidos totais, fixos e voláteis, pH e condutividade elétrica. Por meio das análises laboratoriais se observou que a degradação da composteira termofílica não estava ocorrendo como esperado, não sendo observado o aquecimento característico da leira. A vermicompostagem apresentou boa taxa de degradação embora com limitações. Concluiu-se que a prática da compostagem é sim uma boa ferramenta de educação ambiental na escola, embora para que esta tenha êxito seja necessário maior engajamento por parte dos demais professores e da coordenação escolar, já que neste trabalho apenas o professor de ciências atuou diretamente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tais Inácio da Silva (2013102200740048@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-04T19:20:21Z No. of bitstreams: 1 TCC-TAIS.pdf: 1862503 bytes, checksum: 5f015f4dc8bbecf35da487bf389447fa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-05T10:55:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-TAIS.pdf: 1862503 bytes, checksum: 5f015f4dc8bbecf35da487bf389447fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-05T10:57:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-TAIS.pdf: 1862503 bytes, checksum: 5f015f4dc8bbecf35da487bf389447fa (MD5) Previous issue date: 2020-01-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdubo orgânicopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectvermicompostagempt_BR
dc.subjectresíduos orgânicospt_BR
dc.subjectresíduos recicláveispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::ENGENHARIA AMBIENTALpt_BR
dc.titleUSO DA COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Taís Inácio da Silva.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.