Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/843
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO HÍBRIDO NA EPT: DO CONFLITO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA
Título(s) alternativo(s): HYBRID TEACHING AT EPT: FROM CONFLICT TO PEDAGOGICAL-DIDACTIC MEDIATION
Autor(es): Lima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes
Primeiro Orientador: Lima, Emmanuela Ferreira de
Primeiro Coorientador: Santiago, Léia Adriana da Silva
Primeiro Membro da Banca: Lima, Emmanuela Ferreira de
Segundo Membro da Banca: Santos, Fábio Alexandre Araújo dos
Terceiro Membro da Banca: Carvalho, Marco Antônio
Quarto Membro da Banca: Costa, Renata Luiza da
Resumo: O presente estudo se propôs a analisar o processo da mediação pedagógico-didática na oferta dos 20% a distância nos cursos superiores presenciais de tecnologia no âmbito dos Institutos Federais de Educação. Com as concessões trazidas pela portaria 1.134/16, intensificou-se a oferta de disciplinas integral ou parcialmente a distância no Brasil, possibilitando a incorporação das tecnologias digitais na realização dos objetivos pedagógicos e o desenvolvimento da prática de ensino híbrido. Apesar da educação a distância representar grande potencial na ampliação das ações educativas presenciais, é preciso considerar os estudos sobre a expansão dessa modalidade nos últimos anos, que mostram a prevalência de interesses de mercado. Algumas instituições educacionais têm implementado essas atividades a distância nos seus cursos presenciais para a diminuição de custos, evidenciando ações educativas de caráter tecnicista nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Nesse novo cenário formativo, que passa a mesclar o ensino presencial com atividades a distância, a questão que buscamos responder ao longo da pesquisa foi: como desenvolver a mediação pedagógico-didática na oferta dos 20% a distância nos cursos superiores presenciais de tecnologia no âmbito dos Institutos Federais de Educação de forma a contribuir com a formação integral dos estudantes? Para tanto, propusemos um diálogo com os preceitos da Teoria Histórico-Cultural de (Vigotski, 1991; Oliveira, 2005; Eidt; Tulesk, 2007; Brito, 2015; costa; Libâneo, 2015) e com autores que tratam da incorporação crítica das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo educativo (Alonso, 2010; Toschi, 2012; Peixoto, 2015; Costa, 2015, Silva; Toschi, 2015; Araújo; Peixoto, 2016). De natureza qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada em dois Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em que as TDIC se mostraram importantes aliadas do processo de ensino e aprendizagem, contudo, desde que as atenções se voltem para a formação continuada dos professores. Diante dos achados da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional (cartilha) voltado à reflexão e aprimoramento do fazer docente no contexto de oferta dos 20%.
Abstract: The present study aimed to analyze the pedagogical-didactic mediation process in the offer of 20% at a distance in the presencial technology courses in the Education Federal Institute (IF Goiano). With the concessions brought by Ordinance 1.134/16, the offer of full or partial distance education courses in Brazil was intensified, enabling the incorporation of new technologies in the achievement of pedagogical goals and the development of hybrid teaching practice. Although the distance education represents great potential in the expansion of educational classroom actions, it is necessary to consider the recent years studies on the expansion of this modality, that shows the market´s interests prevalence. Some educational institutions have implemented these distance learning activities in their presencial courses to reduce costs, highlighting technicists educational practices in virtual teaching and learning environments. In this new formative scenario, which now merges traditional classroom teaching with e-learning activities, the question we seek to answer throughout this research was: how to develop pedagogical-didactic mediation in the offer of 20% distance education on technology higher education courses at Federation Educational Institute in order to contribute to the students integral formation? Therefore, we proposed a dialogue with the Cultural-Historical Theory precepts de (Vigotski, 1991; Oliveira, 2005; Eidt; Tulesk, 2007; Brito, 2015; costa; Libâneo, 2015) and with authors dealing with critical incorporation of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the educational process educativo (Alonso, 2010; Toschi, 2012; Peixoto, 2015; Costa, 2015, Silva; Toschi, 2015; Araújo; Peixoto, 2016). The qualitative field research was conducted in two Professional, Scientific and Technological Education Institutes of the Federal Network in which the TDIC proved to be important teaching and learning process allies, however, as long as the attention is focused on the teachers continuous formation. Given the research findings, we developed an educational product (primer) aimed at the reflection and improvement of teaching in the 20% offering context.
Palavras-chave: Ensino Híbrido
Educação Profissional e Tecnológica
Tecnologia Digital da Informação e Comunicação
Mediação Pedagógico-Didática
Institutos Federais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/843
Data do documento: 22-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Lima.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons