Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Emmanuela Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083798074825542pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santiago, Léia Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763464815080030pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Emmanuela Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083798074825542pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Fábio Alexandre Araújo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8334261197856331pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Marco Antônio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Renata Luiza da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773019506029897pt_BR
dc.creatorLima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4283811841189217pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T01:07:28Z-
dc.date.available2020-01-20-
dc.date.available2020-01-21T01:07:28Z-
dc.date.issued2019-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/843-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the pedagogical-didactic mediation process in the offer of 20% at a distance in the presencial technology courses in the Education Federal Institute (IF Goiano). With the concessions brought by Ordinance 1.134/16, the offer of full or partial distance education courses in Brazil was intensified, enabling the incorporation of new technologies in the achievement of pedagogical goals and the development of hybrid teaching practice. Although the distance education represents great potential in the expansion of educational classroom actions, it is necessary to consider the recent years studies on the expansion of this modality, that shows the market´s interests prevalence. Some educational institutions have implemented these distance learning activities in their presencial courses to reduce costs, highlighting technicists educational practices in virtual teaching and learning environments. In this new formative scenario, which now merges traditional classroom teaching with e-learning activities, the question we seek to answer throughout this research was: how to develop pedagogical-didactic mediation in the offer of 20% distance education on technology higher education courses at Federation Educational Institute in order to contribute to the students integral formation? Therefore, we proposed a dialogue with the Cultural-Historical Theory precepts de (Vigotski, 1991; Oliveira, 2005; Eidt; Tulesk, 2007; Brito, 2015; costa; Libâneo, 2015) and with authors dealing with critical incorporation of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the educational process educativo (Alonso, 2010; Toschi, 2012; Peixoto, 2015; Costa, 2015, Silva; Toschi, 2015; Araújo; Peixoto, 2016). The qualitative field research was conducted in two Professional, Scientific and Technological Education Institutes of the Federal Network in which the TDIC proved to be important teaching and learning process allies, however, as long as the attention is focused on the teachers continuous formation. Given the research findings, we developed an educational product (primer) aimed at the reflection and improvement of teaching in the 20% offering context.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se propôs a analisar o processo da mediação pedagógico-didática na oferta dos 20% a distância nos cursos superiores presenciais de tecnologia no âmbito dos Institutos Federais de Educação. Com as concessões trazidas pela portaria 1.134/16, intensificou-se a oferta de disciplinas integral ou parcialmente a distância no Brasil, possibilitando a incorporação das tecnologias digitais na realização dos objetivos pedagógicos e o desenvolvimento da prática de ensino híbrido. Apesar da educação a distância representar grande potencial na ampliação das ações educativas presenciais, é preciso considerar os estudos sobre a expansão dessa modalidade nos últimos anos, que mostram a prevalência de interesses de mercado. Algumas instituições educacionais têm implementado essas atividades a distância nos seus cursos presenciais para a diminuição de custos, evidenciando ações educativas de caráter tecnicista nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Nesse novo cenário formativo, que passa a mesclar o ensino presencial com atividades a distância, a questão que buscamos responder ao longo da pesquisa foi: como desenvolver a mediação pedagógico-didática na oferta dos 20% a distância nos cursos superiores presenciais de tecnologia no âmbito dos Institutos Federais de Educação de forma a contribuir com a formação integral dos estudantes? Para tanto, propusemos um diálogo com os preceitos da Teoria Histórico-Cultural de (Vigotski, 1991; Oliveira, 2005; Eidt; Tulesk, 2007; Brito, 2015; costa; Libâneo, 2015) e com autores que tratam da incorporação crítica das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo educativo (Alonso, 2010; Toschi, 2012; Peixoto, 2015; Costa, 2015, Silva; Toschi, 2015; Araújo; Peixoto, 2016). De natureza qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada em dois Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em que as TDIC se mostraram importantes aliadas do processo de ensino e aprendizagem, contudo, desde que as atenções se voltem para a formação continuada dos professores. Diante dos achados da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional (cartilha) voltado à reflexão e aprimoramento do fazer docente no contexto de oferta dos 20%.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-01-21T01:05:39Z No. of bitstreams: 1 Claudia_Caetano_Dissertacao_ repositorio_IFGoiano.pdf: 1959759 bytes, checksum: cdf6e05455c4ccfe79f493675487bdca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-01-21T01:06:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Claudia_Caetano_Dissertacao_ repositorio_IFGoiano.pdf: 1959759 bytes, checksum: cdf6e05455c4ccfe79f493675487bdca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-21T01:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia_Caetano_Dissertacao_ repositorio_IFGoiano.pdf: 1959759 bytes, checksum: cdf6e05455c4ccfe79f493675487bdca (MD5) Previous issue date: 2019-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectTecnologia Digital da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectMediação Pedagógico-Didáticapt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleENSINO HÍBRIDO NA EPT: DO CONFLITO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICApt_BR
dc.title.alternativeHYBRID TEACHING AT EPT: FROM CONFLICT TO PEDAGOGICAL-DIDACTIC MEDIATIONpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Lima.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons