Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/839
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS POR MEIO DE MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS E ESTABILIZANTES DE HUMOR
Autor(es): Silva, Naiton Martins
Primeiro Orientador: Resende, Erika Crispim
Resumo: A contextualização e a experimentação no Ensino de química são estratégias utilizadas para aproximar os conteúdos científicos dos conhecimentos prévios do cotidiano dos alunos, prevalecendo nestes métodos o caráter motivador desta conexão. Este trabalho investigou o quanto as metodologias de contextualização e experimentação associadas a temática da saúde mental propiciaram a aprimoração dos conhecimentos dos alunos em relação aos transtornos depressivos e de ansiedade, como também os relativos aos conteúdos químicos, de forma a subsidiar a formação ético-crítica dos participantes. Foram envolvidos na pesquisa 56 alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio: Grupo 1 - 3° ano A - Técnico em Informática (22 alunos), Grupo 2 - 3° ano B - Técnico em Agropecuária (12 alunos) e Grupo 3 - 3° ano C - Técnico em Química (22 alunos) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá – Goiás, com faixa etária entre 16 a 19 anos. As atividades foram desenvolvidas baseando-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov: 1°) Problematização Inicial (aplicação do questionário inicial para levantar os conhecimentos prévios dos participantes); 2°) Organização do Conhecimento (exposição teórica do tema e abordagem das principais influências para o dia a dia dos alunos) e, 3°) Aplicação do Conhecimento (execução da aula experimental e aplicação do questionário final). Nas diversas concepções levantadas pelos alunos, foi possível perceber que as atividades executadas foram significativamente positivas na aprendizagem de novos conceitos e informações ligadas ao tema, principalmente quando relacionadas com os medicamentos utilizados no tratamento dos transtornos depressivos e de ansiedade. O estudo possibilitou que os participantes avançassem na estruturação dos conhecimentos científicos, especialmente os referentes as propriedades físicas e químicas dos medicamentos e as formas de elucidação dos fármacos.
Abstract: The contextualization and experimentation in chemistry teaching are used to bring the scientific contents closer to the students' daily knowledge, prevailing those methods or characters that motivate this connection. This work investigated how the contextualization and experimentation methodologies related to the mental health theme provide an improvement of the students 'knowledge regarding the mental disorders associated with the themes, in order to support the participants' ethical-critical training. About 56 students were involved in the research: Group 1 - 3rd year A - Informatics Technical (22 students), Group 2 - 3rd year B - Agriculture Technical (12 students) and Group 3 - 3rd year C – Chemistry Technical (22 students) in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá - Goiás, aged between 16 and 19 years. The activities were developed based on Delizoicov's Three Pedagogical Moments: 1) Initial Problem (application of the initial questionnaire to survey participants' previous knowledge); 2 °) Knowledge Organization (theoretical exposition of the theme and approach of the main influences for students' day); and 3 °) Knowledge Application (execution of the experimental class and application of the final questionnaire). In the various conceptions raised by the students, it was possible to notice that the activities performed were considered positive in the learning of new concepts and information applied to the theme, especially when related to medicines used to treat depressive disorders and depression. The study allowed the participants to advance in the structuring of scientific knowledge, especially when related to chemical and chemical substances of drugs and ways of elucidation of drugs.
Palavras-chave: Ensino de Química
Saúde Mental
Delizoicov
Medicamentos
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/839
Data do documento: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Naiton Silva.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.