Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Resende, Erika Crispim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808647242049657pt_BR
dc.creatorSilva, Naiton Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1403345637226448pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-15T10:08:18Z-
dc.date.available2019-12-20-
dc.date.available2020-01-15T10:08:18Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/839-
dc.description.abstractThe contextualization and experimentation in chemistry teaching are used to bring the scientific contents closer to the students' daily knowledge, prevailing those methods or characters that motivate this connection. This work investigated how the contextualization and experimentation methodologies related to the mental health theme provide an improvement of the students 'knowledge regarding the mental disorders associated with the themes, in order to support the participants' ethical-critical training. About 56 students were involved in the research: Group 1 - 3rd year A - Informatics Technical (22 students), Group 2 - 3rd year B - Agriculture Technical (12 students) and Group 3 - 3rd year C – Chemistry Technical (22 students) in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá - Goiás, aged between 16 and 19 years. The activities were developed based on Delizoicov's Three Pedagogical Moments: 1) Initial Problem (application of the initial questionnaire to survey participants' previous knowledge); 2 °) Knowledge Organization (theoretical exposition of the theme and approach of the main influences for students' day); and 3 °) Knowledge Application (execution of the experimental class and application of the final questionnaire). In the various conceptions raised by the students, it was possible to notice that the activities performed were considered positive in the learning of new concepts and information applied to the theme, especially when related to medicines used to treat depressive disorders and depression. The study allowed the participants to advance in the structuring of scientific knowledge, especially when related to chemical and chemical substances of drugs and ways of elucidation of drugs.pt_BR
dc.description.resumoA contextualização e a experimentação no Ensino de química são estratégias utilizadas para aproximar os conteúdos científicos dos conhecimentos prévios do cotidiano dos alunos, prevalecendo nestes métodos o caráter motivador desta conexão. Este trabalho investigou o quanto as metodologias de contextualização e experimentação associadas a temática da saúde mental propiciaram a aprimoração dos conhecimentos dos alunos em relação aos transtornos depressivos e de ansiedade, como também os relativos aos conteúdos químicos, de forma a subsidiar a formação ético-crítica dos participantes. Foram envolvidos na pesquisa 56 alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio: Grupo 1 - 3° ano A - Técnico em Informática (22 alunos), Grupo 2 - 3° ano B - Técnico em Agropecuária (12 alunos) e Grupo 3 - 3° ano C - Técnico em Química (22 alunos) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá – Goiás, com faixa etária entre 16 a 19 anos. As atividades foram desenvolvidas baseando-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov: 1°) Problematização Inicial (aplicação do questionário inicial para levantar os conhecimentos prévios dos participantes); 2°) Organização do Conhecimento (exposição teórica do tema e abordagem das principais influências para o dia a dia dos alunos) e, 3°) Aplicação do Conhecimento (execução da aula experimental e aplicação do questionário final). Nas diversas concepções levantadas pelos alunos, foi possível perceber que as atividades executadas foram significativamente positivas na aprendizagem de novos conceitos e informações ligadas ao tema, principalmente quando relacionadas com os medicamentos utilizados no tratamento dos transtornos depressivos e de ansiedade. O estudo possibilitou que os participantes avançassem na estruturação dos conhecimentos científicos, especialmente os referentes as propriedades físicas e químicas dos medicamentos e as formas de elucidação dos fármacos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Naiton Martins da Silva (2016105221530037@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-18T23:28:35Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Naiton Silva.docx: 3082959 bytes, checksum: 667a239fc6832f70ede71c4f26537fce (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Boa noite Naiton, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O documentos deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o documento não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado ao trabalho acadêmico, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2019-12-19T02:36:49Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Naiton Martins da Silva (2016105221530037@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-19T19:57:20Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Naiton Silva.pdf: 2419273 bytes, checksum: 15e6df9fa4d09b46cd96bc7e10467d50 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br), reason: Boa noite, a ordem deve ser: a ficha catalográfica depois da folha de rosto (que seria a página 3 do seu trabalho), depois o termo de autorização no Repositório Institucional e depois a ata de defesa do trabalho. Att, Leonardo Henrique Silva (bibliotecário) on 2019-12-19T22:54:30Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Naiton Martins da Silva (2016105221530037@ifgoiano.edu.br) on 2020-01-14T19:27:44Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Naiton Silva.pdf: 2419273 bytes, checksum: 15e6df9fa4d09b46cd96bc7e10467d50 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-01-15T10:07:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Naiton Silva.pdf: 2419273 bytes, checksum: 15e6df9fa4d09b46cd96bc7e10467d50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-15T10:08:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Naiton Silva.pdf: 2419273 bytes, checksum: 15e6df9fa4d09b46cd96bc7e10467d50 (MD5) Previous issue date: 2019-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectDelizoicovpt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleCONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS POR MEIO DE MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS E ESTABILIZANTES DE HUMORpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Naiton Silva.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.