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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: COMERCIALIZAÇÃO DE BANANAS NO MUNICÍPIO DE ITAGUARU-GO
Autor(es): Fraga Neto, Manoel Rodrigues
Primeiro Orientador: Vale, Luís Sérgio Rodrigues
Resumo: Objetivou-se com este trabalho diagnosticar a comercialização de banana em Itaguaru– GO. Foram realizadas 15 entrevistas através da aplicação de questionário com os intermediários de banana entre os dias 15 a 22 de agosto de 2019. O questionário foi constituído por 66 questões objetivas e discursivas. A linguagem usada foi informal para que o intermediário soubesse responder com clareza o que foi questionado. Os dados foram submetidos à análise qualitativa por meio de estatística descritiva dos parâmetros avaliados. Verificou-se que a mão-de-obra é praticamente formada por familiares e os processos de obtenção e embalagem das bananas é de forma empírica, sem tecnologia aplicada; todos os intermediários obedecem à legislação e usam as guias de trânsito vegetal. O mercado estabelecido é na base da confiança e não se tem contrato de fidelidade documentado e os principais mercados de entrega de banana são as CEASAS de Goiânia, Anápolis, Brasília e São Paulo, feiras livres e supermercados em Goiânia e cidades em torno de Itaguaru-GO. O mercado da banana não conta com sistema de cooperativa e nem com associação. Os intermediários trabalham com caixas plásticas de 20 Kg; é realizada a higienização toda vez que é entregue uma viagem de banana no mercado; a limpeza é realizada por empresa especializada. Toda a produção de banana comercializada passa por dois tipos de classificação: a banana de primeira e de segunda.
Abstract: This study aimed to diagnose the commercialization of bananas in Itaguaru - GO. Fifteen interviews were conducted by applying a questionnaire with the banana intermediates from August 15 to 22, 2019. The questionnaire consisted of 66 objective and discursive questions. The language used was informal so that the intermediary could clearly answer what was asked. Data were submitted to qualitative analysis using descriptive statistics of the evaluated parameters. It was found that the workforce is practically made up of family members and the processes of obtaining and packing bananas are empirical, without applied technology; All intermediaries comply with the law and use the vegetable transit guides. The established market is based on trust and there is no documented loyalty agreement and the main banana delivery markets are CEASAS Goiânia, Anápolis, Brasília and São Paulo, free markets and supermarkets in Goiânia and cities around Itaguarú. GO The banana market has no cooperative system and no association. The intermediates work with 20 kg plastic boxes; sanitation is performed every time a banana trip is delivered to the market; Cleaning is performed by specialized company. All commercialized banana production goes through two types of classification: first and second banana.
Palavras-chave: Entrevistas
Banana
Intermediários
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/759
Data do documento: 18-Nov-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia

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