Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/724
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DIAGNÓSTICO DOS ESPAÇOS VERDES DAS ESCOLAS DE URUANA/GO
metadata.dc.creator: Parreira, Ana Paula Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Renata Rolins da Silva
metadata.dc.description.resumo: A Educação Ambiental (EA) é uma forma ampla de educação, que possui como proposta alcançar a todos os cidadãos, gerando um processo participativo contínuo e permanente que visa criar uma consciência social crítica sobre os problemas ambientais. A criação e manutenção de espaços verdes nas escolas é uma importante ferramenta pode se tornar um extraordinário instrumento para o desenvolvimento da consciência ecológica nos alunos, bem como ser um instrumento ativo de EA no ambiente escolar. O presente trabalho objetivou fazer um diagnóstico das áreas e espaços verdes nas escolas do município de Uruana/GO, e a partir da discussão dos resultados, elaborar sugestões metodológicas de melhora ou aplicação de atitudes, atividades e/ou projetos de promoção da interação dos alunos com os espaços verdes. Os resultados demonstram que a maioria das escolas são bem arborizadas, algumas apresentam canteiros e gramados, mais apenas uma delas possui projetos de EA envolvendo ativamente o aluno, são apresentadas metodologias de aproveitamento do espaço, de projetos ambientais e de melhor utilização dos espaços verdes para uma EA de qualidade.
Abstract: Environmental Education (EE) is a broad form of education, whose purpose is to reach all citizens, generating a participatory and permanent process that aims to create a social awareness about environmental problems. The creation and maintenance of green spaces in schools is an important tool can become an extraordinary instrument for the development of ecological awareness in students, as well as being an active instrument of EE in the school environment. The present work aimed to make a diagnosis of the areas and green spaces in the schools of the city of Uruana / GO, and from the discussion of the results, elaborate methodological suggestions for improvement or application of attitudes, activities and / or projects to promote the interaction of students with the green spaces. The results show that most schools are well-wooded, some have flowerbeds and lawns, but only one of them has EE projects that actively involve the student, are presented methodologies for using space, environmental projects and better use of green spaces for quality EE.
Keywords: Arborização
Arborization
Educação
Education
Meio Ambiente
Environment
Paisagismo
Landscaping
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/724
Issue Date: 26-Sep-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Ana Paula Machado Parreira.pdf2,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.