Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/713
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LEVANTAMENTO DO USO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE CIENCIAS PARA ESTUDANTES CEGOSestudantes cegos
metadata.dc.creator: Ribeiro, Mayara Patrícia Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Renata Rolins da Silva
metadata.dc.description.resumo: A deficiência visual é uma inibição óptica que algumas pessoas possuem. A mais de dois séculos vem sendo desenvolvidos trabalhos e invenções para o desenvolvimento de pessoas cegas. A educação para cegos se iniciou na França e se espalhou por todo o mundo, com o desenvolvimento do sistema Braille para a escrita e leitura através do tato. O presente estudo teve como objetivo analisar o histórico e o uso de estratégias lúdicas no ensino aprendizagem de estudantes com deficência visual e realizar o levantamento dos materiais didáticos utilizados no ensino aprendizagem de estudantes cegos no ensino de Ciências. A busca foi realizada a partir de alguns artigos, encontrados no portal Capes e Scielo, e também em livros. Entre as estratégias encontradas destacam-se muitos modelos didáticos em alto relevo, demostrando a parte ilustrativa dos conteúdos de ciências através do tato, assim facilitando o aprendizado dos alunos deficientes visuais ou com baixa visão. Conclui- se que as estratégias lúdicas são meios viáveis para facilitar o ensino aprendizagem de alunos deficientes visuais.
Abstract: Visual impairment is an optical inhibition that some people have. For more than two centuries, works and inventions have been developed for the development of blind people. Education for the blind began in France and spread around the world, with the development of the Braille system for writing and reading through touch. The present study aimed to analyze the history and the use of playful strategies in the teaching-learning of visually impaired students and to survey the teaching materials used in the teaching learning of blind students in science education. The search was performed from some articles, found on the portal Capes and Scielo, and also in books. Among the strategies found stand out many didactic models in high relief, demonstrating the illustrative part of science content through touch, thus facilitating the learning of students with low vision or low vision. It is concluded that playful strategies are a viable means to facilitate the teaching and learning of visually impaired students.
Keywords: Educação de cegos
Ensino de ciências
Estratégias lúdicas
Enclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/713
Issue Date: 6-Nov-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Mayara Patrícia Barbosa Ribeiro.pdf347,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.