Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Renata Rolins da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5276401760313243 | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Mayara Patrícia Barbosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7920279425678871 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T16:00:26Z | - |
dc.date.available | 2019-12-05 | - |
dc.date.available | 2019-12-05T16:00:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/713 | - |
dc.description.abstract | Visual impairment is an optical inhibition that some people have. For more than two centuries, works and inventions have been developed for the development of blind people. Education for the blind began in France and spread around the world, with the development of the Braille system for writing and reading through touch. The present study aimed to analyze the history and the use of playful strategies in the teaching-learning of visually impaired students and to survey the teaching materials used in the teaching learning of blind students in science education. The search was performed from some articles, found on the portal Capes and Scielo, and also in books. Among the strategies found stand out many didactic models in high relief, demonstrating the illustrative part of science content through touch, thus facilitating the learning of students with low vision or low vision. It is concluded that playful strategies are a viable means to facilitate the teaching and learning of visually impaired students. | pt_BR |
dc.description.resumo | A deficiência visual é uma inibição óptica que algumas pessoas possuem. A mais de dois séculos vem sendo desenvolvidos trabalhos e invenções para o desenvolvimento de pessoas cegas. A educação para cegos se iniciou na França e se espalhou por todo o mundo, com o desenvolvimento do sistema Braille para a escrita e leitura através do tato. O presente estudo teve como objetivo analisar o histórico e o uso de estratégias lúdicas no ensino aprendizagem de estudantes com deficência visual e realizar o levantamento dos materiais didáticos utilizados no ensino aprendizagem de estudantes cegos no ensino de Ciências. A busca foi realizada a partir de alguns artigos, encontrados no portal Capes e Scielo, e também em livros. Entre as estratégias encontradas destacam-se muitos modelos didáticos em alto relevo, demostrando a parte ilustrativa dos conteúdos de ciências através do tato, assim facilitando o aprendizado dos alunos deficientes visuais ou com baixa visão. Conclui- se que as estratégias lúdicas são meios viáveis para facilitar o ensino aprendizagem de alunos deficientes visuais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mayara Patrícia Barbosa Ribeiro (2015103220510227@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-05T14:42:51Z No. of bitstreams: 1 tc concluido mayara.pdf: 355878 bytes, checksum: 4686dedcc057170b7e372e8371f91db9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-05T16:00:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tc concluido mayara.pdf: 355878 bytes, checksum: 4686dedcc057170b7e372e8371f91db9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-05T16:00:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tc concluido mayara.pdf: 355878 bytes, checksum: 4686dedcc057170b7e372e8371f91db9 (MD5) Previous issue date: 2019-11-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de cegos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Estratégias lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Enclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | LEVANTAMENTO DO USO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE CIENCIAS PARA ESTUDANTES CEGOSestudantes cegos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Mayara Patrícia Barbosa Ribeiro.pdf | 347,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.