Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/656
metadata.dc.type: Dissertação
Title: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE HTML: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E AVALIAÇÃO FORMATIVA
metadata.dc.creator: Silva, José Roberto Cruz e
metadata.dc.contributor.advisor1: Matos, Fernando Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Júlio César
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes Sobrinho, Marcos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Leila Roling Scariot
metadata.dc.contributor.referee3: Peixoto, Joana
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa pretendeu colaborar com as práticas educativas voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que busca promover uma educação de transformação social, oportunizando uma educação integral, omnilateral, politécnica, de domínio intelectual da técnica, autonomia intelectual e ética, com o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, evolução das habilidades socioafetivas, cognitivas e éticas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a utilização de um objeto de aprendizagem (OA) de apoio a Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa e suas implicações na aprendizagem de HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) de estudantes de um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O processo de Avaliação Formativa prevê o acompanhamento contínuo do professor na aprendizagem do estudante, colhendo informações para intervir no processo de ensino e aprendizagem, assim têm-se o feedback professor/aluno e aluno/professor. E, a Aprendizagem Colaborativa permite a interação entre os estudantes, que compartilham conhecimentos, acrescentando o feedback aluno/aluno. O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho foi a Pesquisa de Campo com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos de três formas: observação participante, durante as aulas em que se utilizou o OA; entrevista com o grupo participante e pesquisa documental no diário de classes e exercícios resolvidos, após a utilização do OA. A análise dos dados foi feita a luz do referencial teórico que embasa este estudo, onde foi verificado as características relacionadas a Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa desenvolvidas nos estudantes. A utilização conjunta dessas duas abordagens pedagógicas evidenciou, por parte dos estudantes, ganhos motivacionais, uma maior procura pelo auxílio do professor como recurso para aprendizagem, melhoria das relações sociais, corresponsabilidades da aprendizagem e um canal eficiente de comunicação. Mas também, permitiu, por parte do professor, o monitoramento do processo de ensino e aprendizagem, que colaborou com o foco na atividade, e a realização de ajustes precoces nas dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Além disso, os dados demonstraram um ganho na avaliação somativas de estudantes com baixo desempenho.
Abstract: This research aimed to collaborate with educational practices focused on Vocational and Technological Education (EFA), which seeks to promote an education of social transformation, providing an integral, omnilateral, polytechnic education, with intellectual mastery of technique, intellectual autonomy and ethics, with mastery of scientific and technological principles, evolution of socio-affective, cognitive and ethical skills. The general objective of this work was to analyze the use of a learning object (OA) to support Formative Assessment and Collaborative Learning and its implications for the learning of HTML (Hypertext Markup Language) of students of an Integrated Informatics Technical Course. High School, Federal Institute of Education, Science and Technology. The Formative Assessment process provides for the continuous monitoring of the teacher in student learning, gathering information to intervene in the teaching and learning process, thus having teacher / student and student / teacher feedback. And, Collaborative Learning allows interaction between students who share knowledge by adding student / student feedback. The type of research used in this work was the Field Research with qualitative approach. Data were collected in three ways: participant observation, during the classes in which OA was used; interview with the participating group and documentary research in the diary of classes and exercises solved after the use of the LO. Data analysis was made in light of the theoretical framework that underlies this study, which verified the characteristics related to Formative Assessment and Collaborative Learning developed in the students. The joint use of these two pedagogical approaches evidenced, on the part of the students, motivational gains, greater demand for the teacher's help as a resource for learning, improvement of social relations, co-responsibility of learning and an efficient communication channel. But it also allowed the teacher to monitor the teaching and learning process, which contributed to the focus on the activity, and to make early adjustments to the difficulties faced by students. In addition, the data demonstrated a gain in the summative assessment of underperforming students.
Keywords: Aprendizagem Colaborativa
Avaliação Formativa
Educação Profissional e Tecnológica
Objeto de Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/656
Issue Date: 28-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_José Roberto Cruz e Silva.pdf6,59 MBAdobe PDFView/Open
Ata.pdfAta de defesa210,84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons