Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/620
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ENSINO DE IDENTIDADE NA ESCOLA A PARTIR DA PERSPECTIVA CULTURAL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE
metadata.dc.creator: Jesus, Joelma Rodrigues de Souza Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Bruno Silva de
metadata.dc.description.resumo: A escola deve compreender, em seu dia a dia, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o ensino sobre as múltiplas identidades advindas das diversidades cultural, da globalização e da contemporaneidade, tendo como objetivo uma sociedade democrática, sem preconceitos, que respeita as diversidades do outro, evitando assim os conflitos com base nas diferenças. Logo este estudo teve como objetivo salientar a importância de se ensinar temas relacionados à identidade e ao preconceito em sala de aula, tendo como recorte o Ensino Fundamental I, com alunos do 1º ao 5º ano. A pesquisa partiu de referenciais teóricos, cujo ponto de partida foi a discussão sobre o ensino da identidade na escola. Assim, elaborou-se uma temática central, com uma proposta de atividades interdisciplinar, para promover, por meio de diálogo, ações pedagógicas e lúdicas referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, História, Arte, Geografia e Educação Religiosa. Propôs-se um plano de ensino, com uma didática diferente, com dinâmicas que enfatizam o tema, vídeos, música, mural do autorretrato, leitura e interpretação de tirinhas, de livros literários referentes a temáticas como, respeito às diferenças; tipos de identidade; tipos de preconceito; identidade não é única, somos diferentes. Neste trabalho destacaram-se três modos distintos de identidade: identidade pessoal, identidade interpessoal e identidade social.
Abstract: In accordance with the National Curriculum Parameters (1998), the school should understand, in its daily life, the teaching about the multiple identities arising from cultural diversity, globalization and contemporaneity, aiming at a democratic society, without prejudice, that respect each other's differences, thus avoiding conflict based on differences. Therefore, this study aimed to emphasize the importance of teaching subjects related to identity and prejudice in the classroom, having as a focus the Elementary School I, with students from 1st to 5th grade. The research started from theoretical references, whose starting point was the discussion about the teaching of identity in the school. Thus, a central theme was elaborated, with a proposal of interdisciplinary activities, to promote, through dialogue, pedagogical and playful actions related to the subjects of Portuguese Language, History, Art, Geography and Religious Education. It was proposed a teaching plan, with a different didactics, with dynamics that emphasize the theme, videos, music, self-portrait mural, reading and interpretation of comic strips, literary books referring to themes such as respect for differences; types of identity; types of prejudice; Identity is not unique, we are different. In this work, three distinct modes of identity were highlighted: personal identity, interpersonal identity and social identity.
Keywords: Identidade
Preconceito
Diversidade
Espaço escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/620
Issue Date: 19-Jun-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC COM ALTERAÇÃO (1).pdf678,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.