Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/618
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A FUNÇÃO SOCIOEDUCACIONAL DA FAMÍLIA E A ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS |
Autor(es): | Araújo, Maurício Pires de |
Primeiro Orientador: | Costa, Samuel da |
Primeiro Membro da Banca: | Costa, Samuel da |
Segundo Membro da Banca: | Alencar, Diego Pinheiro |
Terceiro Membro da Banca: | Alencar, Juheina Lacerda Ribeiro |
Resumo: | Nos últimos tempos mediante as amplas transformações culturais, políticas, sociais e econômicas, as famílias têm deixado de lado suas principais responsabilidades com a formação do caráter e do cognitivo dos filhos, aspectos importantes da conduta ou personalidade do indivíduo, que determinam a forma habitual, progressiva e constante de agir e reagir do ser humano nos meios sociais. Conduta essa da família, constituída em grande parte, por causa do trabalho e por dedicar muito tempo de suas vidas a essa área, acabam por não dispor de muito tempo para ajudar na educação dos filhos e para suprir essa deficiência, deixam essa formação tão-somente nas mãos dos professores. Ficando esta etapa sem uma sustentação e um embasamento adequado. Pensar na parceria família e escola requer então, uma tomada de consciência de ambas as partes, pois a ausência dos pais na vida escolar dos filhos termina por refletir também na falta de aprendizagem da criança, que se sentindo desmotivada acaba perdendo o interesse pelo processo de ensino. |
Abstract: | In recent times, through broad cultural, political, social and economic transformations, families have neglected their main responsibilities with the formation of their children’s character and cognitive, important aspects of an individual’s conduct or personality, which determine the habitual, progressive and constant process of action and reaction of the human being in social circles. This family's conduct, largely made up of work and dedicating much of their lives to this area, end up not having much time to help in the education of their children, counting on teachers to make up for this deficiency. Leaving this stage without support and an adequate foundation. Thinking about the partnership between the family and the school requires an awareness of both parties, since the absence of the parents in their children's school life also ends up reflecting upon the child's lack of learning, caused by dis-motivation and loss of interest in the teaching process. Key words: families. social. work. child. learning. |
Palavras-chave: | Famílias Sociais Trabalho Filho Aprendizagem |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituição extra IF Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/618 |
Data do documento: | 26-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_Maurício Pires de Araújo | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.