Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/618
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A FUNÇÃO SOCIOEDUCACIONAL DA FAMÍLIA E A ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS
metadata.dc.creator: Araújo, Maurício Pires de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Samuel da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Samuel da
metadata.dc.contributor.referee2: Alencar, Diego Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee3: Alencar, Juheina Lacerda Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos tempos mediante as amplas transformações culturais, políticas, sociais e econômicas, as famílias têm deixado de lado suas principais responsabilidades com a formação do caráter e do cognitivo dos filhos, aspectos importantes da conduta ou personalidade do indivíduo, que determinam a forma habitual, progressiva e constante de agir e reagir do ser humano nos meios sociais. Conduta essa da família, constituída em grande parte, por causa do trabalho e por dedicar muito tempo de suas vidas a essa área, acabam por não dispor de muito tempo para ajudar na educação dos filhos e para suprir essa deficiência, deixam essa formação tão-somente nas mãos dos professores. Ficando esta etapa sem uma sustentação e um embasamento adequado. Pensar na parceria família e escola requer então, uma tomada de consciência de ambas as partes, pois a ausência dos pais na vida escolar dos filhos termina por refletir também na falta de aprendizagem da criança, que se sentindo desmotivada acaba perdendo o interesse pelo processo de ensino.
Abstract: In recent times, through broad cultural, political, social and economic transformations, families have neglected their main responsibilities with the formation of their children’s character and cognitive, important aspects of an individual’s conduct or personality, which determine the habitual, progressive and constant process of action and reaction of the human being in social circles. This family's conduct, largely made up of work and dedicating much of their lives to this area, end up not having much time to help in the education of their children, counting on teachers to make up for this deficiency. Leaving this stage without support and an adequate foundation. Thinking about the partnership between the family and the school requires an awareness of both parties, since the absence of the parents in their children's school life also ends up reflecting upon the child's lack of learning, caused by dis-motivation and loss of interest in the teaching process. Key words: families. social. work. child. learning.
Keywords: Famílias
Sociais
Trabalho
Filho
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituição extra IF Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/618
Issue Date: 26-Jun-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Maurício Pires de Araújo1,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.