Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Samuel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253539A7pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Samuel da-
dc.contributor.referee2Alencar, Diego Pinheiro-
dc.contributor.referee3Alencar, Juheina Lacerda Ribeiro-
dc.creatorAraújo, Maurício Pires de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8310185A5pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T12:48:59Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-10-17T12:48:59Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/618-
dc.description.abstractIn recent times, through broad cultural, political, social and economic transformations, families have neglected their main responsibilities with the formation of their children’s character and cognitive, important aspects of an individual’s conduct or personality, which determine the habitual, progressive and constant process of action and reaction of the human being in social circles. This family's conduct, largely made up of work and dedicating much of their lives to this area, end up not having much time to help in the education of their children, counting on teachers to make up for this deficiency. Leaving this stage without support and an adequate foundation. Thinking about the partnership between the family and the school requires an awareness of both parties, since the absence of the parents in their children's school life also ends up reflecting upon the child's lack of learning, caused by dis-motivation and loss of interest in the teaching process. Key words: families. social. work. child. learning.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos tempos mediante as amplas transformações culturais, políticas, sociais e econômicas, as famílias têm deixado de lado suas principais responsabilidades com a formação do caráter e do cognitivo dos filhos, aspectos importantes da conduta ou personalidade do indivíduo, que determinam a forma habitual, progressiva e constante de agir e reagir do ser humano nos meios sociais. Conduta essa da família, constituída em grande parte, por causa do trabalho e por dedicar muito tempo de suas vidas a essa área, acabam por não dispor de muito tempo para ajudar na educação dos filhos e para suprir essa deficiência, deixam essa formação tão-somente nas mãos dos professores. Ficando esta etapa sem uma sustentação e um embasamento adequado. Pensar na parceria família e escola requer então, uma tomada de consciência de ambas as partes, pois a ausência dos pais na vida escolar dos filhos termina por refletir também na falta de aprendizagem da criança, que se sentindo desmotivada acaba perdendo o interesse pelo processo de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-09-09T11:04:23Z No. of bitstreams: 2 MAURICIO PIRES DE ARAÚJO - Artigo Científico.pdf: 302484 bytes, checksum: 58170131cfafa2c6a8c107c9303254d1 (MD5) ata de defesa.pdf: 500481 bytes, checksum: c097863f2e29f9bccb9054627c5aff35 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa. O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. on 2019-09-10T00:22:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-10-17T12:22:55Z No. of bitstreams: 2 MAURICIO PIRES DE ARAÚJO - Artigo Científico.pdf: 302484 bytes, checksum: 58170131cfafa2c6a8c107c9303254d1 (MD5) ata de defesa.pdf: 500481 bytes, checksum: c097863f2e29f9bccb9054627c5aff35 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-10-17T12:47:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MAURICIO PIRES DE ARAÚJO - Artigo Científico.pdf: 302484 bytes, checksum: 58170131cfafa2c6a8c107c9303254d1 (MD5) ata de defesa.pdf: 500481 bytes, checksum: c097863f2e29f9bccb9054627c5aff35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-17T12:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MAURICIO PIRES DE ARAÚJO - Artigo Científico.pdf: 302484 bytes, checksum: 58170131cfafa2c6a8c107c9303254d1 (MD5) ata de defesa.pdf: 500481 bytes, checksum: c097863f2e29f9bccb9054627c5aff35 (MD5) Previous issue date: 2019-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectSociaispt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectFilhopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA FUNÇÃO SOCIOEDUCACIONAL DA FAMÍLIA E A ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Maurício Pires de Araújo1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.