Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/590
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: UM OLHAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Autor(es): Peres, Taciana Marques
Primeiro Orientador: Costa, Jaqueline Gomides da
Resumo: Um dos maiores desafios enfrentados na atualidade brasileira é melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis e isto só é possível através da valorização dos docentes que estão em sala de aula, procurando levar uma educação de qualidade aos nossos alunos. Uma das maneiras de se atingir este objetivo seria oferecer cursos de formação profissional aos professores, principalmente no início da carreira e para aqueles que tiveram apenas formação em bacharelado. A formação de novos professores é um tema que tem aumentado o interesse de pesquisas e estudos presentes em teses e dissertações. Pois, é uma preocupação de vários estudantes e governantes, visando melhorar a educação e aprendizagem dos acadêmicos. Os professores em início de carreira, principalmente atuantes no nível superior, enfrentam algumas dificuldades nos aspectos referentes a prática, conteúdo e disciplina, existindo um espaço entre a teoria aprendida e a realidade vivenciada nas salas de aula. Desta forma, o objetivo deste trabalho será analisar as percepções dos professores acerca da formação dos docentes no começo da carreira através da aplicação de um questionário e a realização da análise do mesmo.
Abstract: One of the biggest challenges facing Brazil today is to improve the quality of education at all levels and this is only possible through the appreciation of teachers in the classroom, seeking to bring quality education to our students. One of the ways to achieve this goal would be to offer vocational training courses to teachers, especially at the beginning of their careers and to those who had only a bachelor's degree. The formation of new teachers is a theme that has increased the interest of research and studies present in theses and dissertations. For, it is a concern of several students and rulers, aiming to improve the education and learning of academics. Early-career teachers, especially those working at college level, face some difficulties in aspects related to practice, content and discipline, and there is a space between the theory learned and the reality experienced in the classroom. Thus, the aim of this paper will be to analyze teachers' perceptions about teacher education at the beginning of their careers through the application of a questionnaire and the analysis of it.
Palavras-chave: Curso de formação
Docência
Licenciatura
Bacharelado
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/590
Data do documento: 3-Abr-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final Docência.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.