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Tipo: Artigo de Periódico
Título: EMENDAS PARLAMENTARES E O FINANCIAMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO BRASIL
Título(s) alternativo(s): PARLIAMENTARY AMENDMENTS AND THE FUNDING OF FEDERAL INSTITUTES IN BRAZIL
Autor(es): Rocha, Adilson Bicudo da
Tadokoro, Ricardo Takayuki
Resumo: redução de investimentos na educação brasileira, decorrente da Emenda Constitucional nº 95/2016, impactou negativamente o setor, especialmente os Institutos Federais. Este artigo analisa se houve aumento na quantidade e no montante de emendas parlamentares direcionadas a esses institutos entre 2014 e 2022. Utilizando uma abordagem exploratória, com revisão bibliográfica e análise de dados secundários, os resultados indicam crescimento na destinação de emendas após a EC nº 95. Conclui-se que as emendas tornaram-se uma alternativa para suprir demandas financeiras, sugerindo-se novas pesquisas para investigar a relação entre parlamentares que apoiaram a emenda e a alocação desses recursos.
Abstract: The reduction in investments in Brazilian education due to Constitutional Amendment No. 95/2016 has negatively impacted the sector, especially Federal Institutes. This article analyzes whether there was an increase in the quantity and amount of parliamentary amendments directed to these institutes between 2014 and 2022. Using an exploratory approach, with bibliographic review and secondary data analysis, the results indicate growth in the allocation of amendments after EC No. 95. It is concluded that amendments have become an alternative to meet financial demands, suggesting further research to investigate the relationship between parliamentarians who supported the amendment and the allocation of these resources.
Palavras-chave: Instituto Federal
Emenda parlamentar
Financiamento da educação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5868
Data do documento: 4-Nov-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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