Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Adilson Bicudo da-
dc.creatorTadokoro, Ricardo Takayuki-
dc.date.accessioned2025-11-04T17:17:35Z-
dc.date.available2025-11-04T17:17:35Z-
dc.date.issued2025-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5868-
dc.description.abstractThe reduction in investments in Brazilian education due to Constitutional Amendment No. 95/2016 has negatively impacted the sector, especially Federal Institutes. This article analyzes whether there was an increase in the quantity and amount of parliamentary amendments directed to these institutes between 2014 and 2022. Using an exploratory approach, with bibliographic review and secondary data analysis, the results indicate growth in the allocation of amendments after EC No. 95. It is concluded that amendments have become an alternative to meet financial demands, suggesting further research to investigate the relationship between parliamentarians who supported the amendment and the allocation of these resources.pt_BR
dc.description.resumoredução de investimentos na educação brasileira, decorrente da Emenda Constitucional nº 95/2016, impactou negativamente o setor, especialmente os Institutos Federais. Este artigo analisa se houve aumento na quantidade e no montante de emendas parlamentares direcionadas a esses institutos entre 2014 e 2022. Utilizando uma abordagem exploratória, com revisão bibliográfica e análise de dados secundários, os resultados indicam crescimento na destinação de emendas após a EC nº 95. Conclui-se que as emendas tornaram-se uma alternativa para suprir demandas financeiras, sugerindo-se novas pesquisas para investigar a relação entre parlamentares que apoiaram a emenda e a alocação desses recursos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adilson Bicudo da Rocha (2021103302360345@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-04T13:01:23Z No. of bitstreams: 1 artigo_especialização_Adilson_Bicudo_da_Rocha.pdf: 784928 bytes, checksum: 8b05b7d6aaba2b93229438736593f38d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-04T17:14:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_especialização_Adilson_Bicudo_da_Rocha.pdf: 784928 bytes, checksum: 8b05b7d6aaba2b93229438736593f38d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-04T17:17:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_especialização_Adilson_Bicudo_da_Rocha.pdf: 784928 bytes, checksum: 8b05b7d6aaba2b93229438736593f38d (MD5) Previous issue date: 2025-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofFineduca - Revista de Financiamento da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituto Federalpt_BR
dc.subjectEmenda parlamentarpt_BR
dc.subjectFinanciamento da educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleEMENDAS PARLAMENTARES E O FINANCIAMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO BRASILpt_BR
dc.title.alternativePARLIAMENTARY AMENDMENTS AND THE FUNDING OF FEDERAL INSTITUTES IN BRAZILpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_especialização_Adilson_Bicudo_da_Rocha.pdf766,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.