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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5645
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | COMPETÊNCIAS E AUTODESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO IF GOIANO, CAMPUS POSSE: UM PANORAMA DAS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS PARA A INSERÇÃO E O CRESCIMENTO PROFISSIONAL |
Autor(es): | Sampaio, William Nazaré Silva |
Primeiro Orientador: | Francisco, Daniel Neto |
Primeiro Membro da Banca: | Francisco, Daniel Neto |
Segundo Membro da Banca: | Bomfim, Antônio Ribeiro |
Terceiro Membro da Banca: | Miranda, Andréia Maria de |
Resumo: | A presente pesquisa tem como enfoque principal identificar as principais competências e habilidade desenvolvidas ao longo do curso de Bacharelado Administração, ofertado pelo Instituto Federal Goiano, campus Posse (GO). O mapeamento das competências formativas de um currículo é importante pois a inserção profissional dos alunos está diretamente correlacionada a promoção de competências percebidas como importantes pelo mercado de trabalho. Para isto, foi disponibilizado aos 39 egressos do curso um questionário estruturado via Google forms. Destes, houve um total de 34 respondentes, onde evidenciou-se que as competências mais apreendidas ao longo do período de formação do curso são: 1) Competência V (90,5%), relacionada à ética, proatividade e compromisso com a qualidade; 2) Competência I (89,9%), ligada à resolução de problemas e tomada de decisão; e 3) Competência II (88,8%), referente à comunicação e negociação. Não obstante, a pesquisa também evidenciou a partir dos respondentes que a Competência VIII obteve a menor média (84,1%), e que se faz necessário o desenvolvimento de um quantitativo maior de atividades de cunho prático junto a empresas, promovendo parcerias e a resolução de problemas organizacionais reais. |
Abstract: | The main focus of this research is to identify the main competencies and skills developed throughout the Bachelor's Degree in Administration, offered by the Instituto Federal Goiano, Posse campus (GO). Mapping the formative competencies of a curriculum is important because the professional insertion of students is directly correlated to the promotion of competencies perceived as important by the job market. For this purpose, a structured questionnaire was made available to the 39 graduates of the course via Google forms. Of these, there were a total of 34 respondents, where it was evident that the competencies most learned throughout the course training period are: 1) Competency V (90.5%), related to ethics, proactivity and commitment to quality; 2) Competency I (89.9%), linked to problem solving and decision making; and 3) Competency II (88.8%), related to communication and negotiation. However, the research also showed from the respondents that Competency VIII obtained the lowest average (84.1%), and that it is necessary to develop a greater number of practical activities with companies, promoting partnerships and the resolution of real organizational problems. |
Palavras-chave: | Formados Ensino Componentes Curriculares Formação Profissional |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Posse |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5645 |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Administração |
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TCC_William Sampaio.pdf | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 535,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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