Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco, Daniel Neto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201364422268688pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Daniel Neto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201364422268688pt_BR
dc.contributor.referee2Bomfim, Antônio Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316071475737451pt_BR
dc.contributor.referee3Miranda, Andréia Maria de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3358777453944834pt_BR
dc.creatorSampaio, William Nazaré Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359309229515830pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-18T12:18:43Z-
dc.date.available2025-08-16-
dc.date.available2025-08-18T12:18:43Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5645-
dc.description.abstractThe main focus of this research is to identify the main competencies and skills developed throughout the Bachelor's Degree in Administration, offered by the Instituto Federal Goiano, Posse campus (GO). Mapping the formative competencies of a curriculum is important because the professional insertion of students is directly correlated to the promotion of competencies perceived as important by the job market. For this purpose, a structured questionnaire was made available to the 39 graduates of the course via Google forms. Of these, there were a total of 34 respondents, where it was evident that the competencies most learned throughout the course training period are: 1) Competency V (90.5%), related to ethics, proactivity and commitment to quality; 2) Competency I (89.9%), linked to problem solving and decision making; and 3) Competency II (88.8%), related to communication and negotiation. However, the research also showed from the respondents that Competency VIII obtained the lowest average (84.1%), and that it is necessary to develop a greater number of practical activities with companies, promoting partnerships and the resolution of real organizational problems.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como enfoque principal identificar as principais competências e habilidade desenvolvidas ao longo do curso de Bacharelado Administração, ofertado pelo Instituto Federal Goiano, campus Posse (GO). O mapeamento das competências formativas de um currículo é importante pois a inserção profissional dos alunos está diretamente correlacionada a promoção de competências percebidas como importantes pelo mercado de trabalho. Para isto, foi disponibilizado aos 39 egressos do curso um questionário estruturado via Google forms. Destes, houve um total de 34 respondentes, onde evidenciou-se que as competências mais apreendidas ao longo do período de formação do curso são: 1) Competência V (90,5%), relacionada à ética, proatividade e compromisso com a qualidade; 2) Competência I (89,9%), ligada à resolução de problemas e tomada de decisão; e 3) Competência II (88,8%), referente à comunicação e negociação. Não obstante, a pesquisa também evidenciou a partir dos respondentes que a Competência VIII obteve a menor média (84,1%), e que se faz necessário o desenvolvimento de um quantitativo maior de atividades de cunho prático junto a empresas, promovendo parcerias e a resolução de problemas organizacionais reais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by William Nazaré Silva Sampaio (william.nazare@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-08-14T01:27:14Z No. of bitstreams: 3 tcc_William Nazaré Silva Sampaio.pdf: 590803 bytes, checksum: 0d84ad7868b57a5626accb355f743b0d (MD5) ata de defesa_William Nazaré Silva Sampaio.pdf: 59808 bytes, checksum: e1a385e192c390cd1abe83a82680b69a (MD5) termo_William Nazaré Silva Sampaio.pdf: 59363 bytes, checksum: 76044d1290606f5f37c70d896affdf04 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado WILLIAM, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- O arquivo tem que estar em arquivo único. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º TCAE;  4º Ata de defesa;  5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-08-14T23:38:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by William Nazaré Silva Sampaio (william.nazare@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-08-16T04:20:04Z No. of bitstreams: 1 tcc_William Nazaré Silva Sampaio.pdf: 548360 bytes, checksum: 22e1803daf586d3077c7395b3d77c257 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-08-18T12:18:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_William Nazaré Silva Sampaio.pdf: 548360 bytes, checksum: 22e1803daf586d3077c7395b3d77c257 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-18T12:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_William Nazaré Silva Sampaio.pdf: 548360 bytes, checksum: 22e1803daf586d3077c7395b3d77c257 (MD5) Previous issue date: 2025-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Possept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormadospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectComponentes Curricularespt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleCOMPETÊNCIAS E AUTODESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO IF GOIANO, CAMPUS POSSE: UM PANORAMA DAS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS PARA A INSERÇÃO E O CRESCIMENTO PROFISSIONALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_William Sampaio.pdfTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO535,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.