Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5512
Tipo: Livro
Título: TEMAS EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS
Autor(es): Conceição, Marcus Vinícius
Anjos, Diego Marques Pereira dos
Bergamo, Thelma Maria de Moura
Santos, Laís Alice Oliveira
Souza, Thais Rodrigues de
Alves, Hugo Raoni da Silva
Carvalho, Karolline Chartier de
Resumo: O livro "Temas em Educação Contemporânea: Diálogos e Perspectivas" reúne reflexões críticas sobre a educação formal no Brasil, destacando suas complexas relações com a sociedade capitalista. A obra aborda políticas públicas educacionais recentes (2015-2022), os desafios da inclusão de alunos com TDAH, a escola integral, a escola democrática e as contribuições de Pierre Bourdieu à análise do sistema de ensino. Os textos revelam como a educação, muitas vezes apresentada como espaço neutro e meritocrático, reproduz desigualdades sociais e culturais. Com base em análises históricas e sociológicas, os autores defendem uma escola mais democrática, inclusiva e crítica, capaz de enfrentar os dilemas da contemporaneidade. O livro é uma contribuição importante para professores, gestores e pesquisadores comprometidos com a transformação social pela educação.
Abstract: The book "Themes in Contemporary Education: Dialogues and Perspectives" presents critical reflections on formal education in Brazil, emphasizing its intricate ties to capitalist society. It explores recent public education policies (2015–2022), the inclusion challenges of students with ADHD, full-time schooling, democratic education, and Pierre Bourdieu’s theoretical insights. The collected essays argue that education, often perceived as neutral and meritocratic, instead reinforces social and cultural inequalities. Drawing from historical and sociological perspectives, the authors advocate for a more democratic, inclusive, and critical educational model that can respond to contemporary social dilemmas. This book is a valuable resource for educators, policymakers, and scholars committed to social transformation through education.
Palavras-chave: Educação escolar
Políticas públicas
Desigualdade social
Inclusão
Crítica social
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5512
Data do documento: Mai-2025
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e-book_Temas em educacao contemporanea.pdf7,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.