Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5512
Tipo: | Livro |
Título: | TEMAS EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS |
Autor(es): | Conceição, Marcus Vinícius Anjos, Diego Marques Pereira dos Bergamo, Thelma Maria de Moura Santos, Laís Alice Oliveira Souza, Thais Rodrigues de Alves, Hugo Raoni da Silva Carvalho, Karolline Chartier de |
Resumo: | O livro "Temas em Educação Contemporânea: Diálogos e Perspectivas" reúne reflexões críticas sobre a educação formal no Brasil, destacando suas complexas relações com a sociedade capitalista. A obra aborda políticas públicas educacionais recentes (2015-2022), os desafios da inclusão de alunos com TDAH, a escola integral, a escola democrática e as contribuições de Pierre Bourdieu à análise do sistema de ensino. Os textos revelam como a educação, muitas vezes apresentada como espaço neutro e meritocrático, reproduz desigualdades sociais e culturais. Com base em análises históricas e sociológicas, os autores defendem uma escola mais democrática, inclusiva e crítica, capaz de enfrentar os dilemas da contemporaneidade. O livro é uma contribuição importante para professores, gestores e pesquisadores comprometidos com a transformação social pela educação. |
Abstract: | The book "Themes in Contemporary Education: Dialogues and Perspectives" presents critical reflections on formal education in Brazil, emphasizing its intricate ties to capitalist society. It explores recent public education policies (2015–2022), the inclusion challenges of students with ADHD, full-time schooling, democratic education, and Pierre Bourdieu’s theoretical insights. The collected essays argue that education, often perceived as neutral and meritocratic, instead reinforces social and cultural inequalities. Drawing from historical and sociological perspectives, the authors advocate for a more democratic, inclusive, and critical educational model that can respond to contemporary social dilemmas. This book is a valuable resource for educators, policymakers, and scholars committed to social transformation through education. |
Palavras-chave: | Educação escolar Políticas públicas Desigualdade social Inclusão Crítica social |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5512 |
Data do documento: | Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Editora IF Goiano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
e-book_Temas em educacao contemporanea.pdf | 7,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.