Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Marcus Vinícius-
dc.creatorAnjos, Diego Marques Pereira dos-
dc.creatorBergamo, Thelma Maria de Moura-
dc.creatorSantos, Laís Alice Oliveira-
dc.creatorSouza, Thais Rodrigues de-
dc.creatorAlves, Hugo Raoni da Silva-
dc.creatorCarvalho, Karolline Chartier de-
dc.date.accessioned2025-06-16T22:05:47Z-
dc.date.available2025-06-16T22:05:47Z-
dc.date.issued2025-05-
dc.identifier.isbn978-65-87469-82-9pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5512-
dc.description.abstractThe book "Themes in Contemporary Education: Dialogues and Perspectives" presents critical reflections on formal education in Brazil, emphasizing its intricate ties to capitalist society. It explores recent public education policies (2015–2022), the inclusion challenges of students with ADHD, full-time schooling, democratic education, and Pierre Bourdieu’s theoretical insights. The collected essays argue that education, often perceived as neutral and meritocratic, instead reinforces social and cultural inequalities. Drawing from historical and sociological perspectives, the authors advocate for a more democratic, inclusive, and critical educational model that can respond to contemporary social dilemmas. This book is a valuable resource for educators, policymakers, and scholars committed to social transformation through education.pt_BR
dc.description.resumoO livro "Temas em Educação Contemporânea: Diálogos e Perspectivas" reúne reflexões críticas sobre a educação formal no Brasil, destacando suas complexas relações com a sociedade capitalista. A obra aborda políticas públicas educacionais recentes (2015-2022), os desafios da inclusão de alunos com TDAH, a escola integral, a escola democrática e as contribuições de Pierre Bourdieu à análise do sistema de ensino. Os textos revelam como a educação, muitas vezes apresentada como espaço neutro e meritocrático, reproduz desigualdades sociais e culturais. Com base em análises históricas e sociológicas, os autores defendem uma escola mais democrática, inclusiva e crítica, capaz de enfrentar os dilemas da contemporaneidade. O livro é uma contribuição importante para professores, gestores e pesquisadores comprometidos com a transformação social pela educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcus Vinicius Costa da Conceicao (marcus.conceicao@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-16T19:04:10Z No. of bitstreams: 1 livro_temas_em_educacao_contemporanea.pdf: 7198089 bytes, checksum: 8345402b04461174d3a0c25185ec14e7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-16T22:03:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 livro_temas_em_educacao_contemporanea.pdf: 7198089 bytes, checksum: 8345402b04461174d3a0c25185ec14e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-16T22:05:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 livro_temas_em_educacao_contemporanea.pdf: 7198089 bytes, checksum: 8345402b04461174d3a0c25185ec14e7 (MD5) Previous issue date: 2025-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectCrítica socialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTEMAS EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DIÁLOGOS E PERSPECTIVASpt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e-book_Temas em educacao contemporanea.pdf7,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.