Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5512
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Conceição, Marcus Vinícius | - |
dc.creator | Anjos, Diego Marques Pereira dos | - |
dc.creator | Bergamo, Thelma Maria de Moura | - |
dc.creator | Santos, Laís Alice Oliveira | - |
dc.creator | Souza, Thais Rodrigues de | - |
dc.creator | Alves, Hugo Raoni da Silva | - |
dc.creator | Carvalho, Karolline Chartier de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T22:05:47Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T22:05:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-05 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-87469-82-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5512 | - |
dc.description.abstract | The book "Themes in Contemporary Education: Dialogues and Perspectives" presents critical reflections on formal education in Brazil, emphasizing its intricate ties to capitalist society. It explores recent public education policies (2015–2022), the inclusion challenges of students with ADHD, full-time schooling, democratic education, and Pierre Bourdieu’s theoretical insights. The collected essays argue that education, often perceived as neutral and meritocratic, instead reinforces social and cultural inequalities. Drawing from historical and sociological perspectives, the authors advocate for a more democratic, inclusive, and critical educational model that can respond to contemporary social dilemmas. This book is a valuable resource for educators, policymakers, and scholars committed to social transformation through education. | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro "Temas em Educação Contemporânea: Diálogos e Perspectivas" reúne reflexões críticas sobre a educação formal no Brasil, destacando suas complexas relações com a sociedade capitalista. A obra aborda políticas públicas educacionais recentes (2015-2022), os desafios da inclusão de alunos com TDAH, a escola integral, a escola democrática e as contribuições de Pierre Bourdieu à análise do sistema de ensino. Os textos revelam como a educação, muitas vezes apresentada como espaço neutro e meritocrático, reproduz desigualdades sociais e culturais. Com base em análises históricas e sociológicas, os autores defendem uma escola mais democrática, inclusiva e crítica, capaz de enfrentar os dilemas da contemporaneidade. O livro é uma contribuição importante para professores, gestores e pesquisadores comprometidos com a transformação social pela educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcus Vinicius Costa da Conceicao (marcus.conceicao@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-16T19:04:10Z No. of bitstreams: 1 livro_temas_em_educacao_contemporanea.pdf: 7198089 bytes, checksum: 8345402b04461174d3a0c25185ec14e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-16T22:03:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 livro_temas_em_educacao_contemporanea.pdf: 7198089 bytes, checksum: 8345402b04461174d3a0c25185ec14e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-16T22:05:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 livro_temas_em_educacao_contemporanea.pdf: 7198089 bytes, checksum: 8345402b04461174d3a0c25185ec14e7 (MD5) Previous issue date: 2025-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Crítica social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | TEMAS EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Editora IF Goiano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
e-book_Temas em educacao contemporanea.pdf | 7,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.