Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5472
Tipo: | Dissertação |
Título: | A CAPNE NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS PARACATU |
Autor(es): | Rufino, Luciene Carla Silva |
Primeiro Orientador: | Moreira, Débora Astoni |
Primeiro Membro da Banca: | Moreira, Débora Astoni |
Segundo Membro da Banca: | Duarte, Samuel de Jesus |
Terceiro Membro da Banca: | Ribeiro, Cristiane Maria |
Resumo: | A educação inclusiva é um direito garantido por lei. No entanto, apesar de uma robusta estrutura normativa de proteção e inclusão das pessoas com deficiência, ainda há uma lacuna significativa entre o que é legalmente estabelecido e a efetivação desses direitos na prática. A inclusão escolar exige uma mudança contínua no sistema da escola, adaptando estruturas físicas e programáticas, metodologias e tecnologias, e capacitando continuamente professores, especialistas, funcionários e demais membros da comunidade escolar. Diante disso, esta pesquisa descritiva e de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo a CAPNE/IFTM - Campus Paracatu. O objetivo geral foi avaliar a importância e a eficácia da CAPNE na promoção da Educação Inclusiva no IFTM Campus Paracatu, identificando se suas ações atendem adequadamente às necessidades dos alunos com necessidades específicas e as possíveis melhorias a serem implementadas. A análise foi conduzida por meio de pesquisa documental e aplicação de questionários a alunos, servidores técnicos administrativos e docentes. O produto educacional foi um relatório técnico com apresentação do diagnóstico atual e um plano de ações estratégicas que irá contribuir para a inclusão no IFTM Campus Paracatu. A pesquisa permitiu identificar as necessidades, dificuldades e oportunidades de melhoria nas práticas da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CAPNE), e contribui para um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor no IFTM Campus Paracatu. Os resultados também podem servir como referência para outras instituições que desejam aprimorar suas políticas de Educação Inclusiva. Palavras-chave: Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. CAPNE. Educação inclusiva. Inclusão. Pessoa com Deficiência. |
Abstract: | Inclusive education is a right guaranteed by law. However, despite a robust regulatory framework for the protection and inclusion of people with disabilities, there is still a significant gap between what is legally established and the implementation of these rights in practice. School inclusion requires continuous change in the school system, adapting physical and programmatic structures, methodologies and technologies, and continuously training teachers, specialists, staff and other members of the school community. In view of this, this descriptive and qualitative research has as its object of study the CAPNE/IFTM - Paracatu Campus. The overall objective was to assess the importance and effectiveness of CAPNE in promoting Inclusive Education at IFTM Campus Paracatu, identifying whether its actions adequately meet the needs of students with specific needs and possible improvements to be implemented. The analysis was conducted through documentary research and questionnaires administered to students, technical administrative staff and teachers. The educational product was a technical report presenting the current diagnosis and a strategic action plan that will contribute to inclusion at IFTM Campus Paracatu. The research allowed us to identify the needs, difficulties and opportunities for improvement in the practices of the Coordination of Assistance to People with Specific Educational Needs (CAPNE), and contributes to a more inclusive and welcoming educational environment at IFTM Campus Paracatu. The results can also serve as a reference for other institutions that wish to improve their Inclusive Education policies. Keywords: Assistance to People with Specific Educational Needs. CAPNE. Inclusive education. Inclusion. Person with Disabilities. |
Palavras-chave: | Relatório Inclusão Educação inclusiva Gestão |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5472 |
Data do documento: | 26-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ Luciene Rufino.pdf | Dissertação Luciene Rufino | 31,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.