Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5470
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO DE TRANSGRESSÃO: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO ANTIRRACISTA |
Título(s) alternativo(s): | Professional and Technological Education as a Space of Transgression: Pathways Toward an Antiracist Education |
Autor(es): | Alves, Keila José |
Primeiro Orientador: | São Bernardo, Mirelle Amaral de |
Primeiro Membro da Banca: | Ribeiro, Cristiane Maria |
Segundo Membro da Banca: | Arantes Júnior, Edson |
Terceiro Membro da Banca: | Souza, José Carlos Moreira de |
Resumo: | A sociedade brasileira foi historicamente moldada por desigualdades raciais que persistem, apesar da resistência e luta do povo negro. Neste contexto, esta dissertação investiga como a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio do ensino de História, pode contribuir para uma formação antirracista no Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus Uruaçu. Trata-se de uma instituição federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), localizada na região norte do estado de Goiás, que atua na oferta de cursos técnicos integrados, graduação, pós-graduação e formação continuada. Fundamentada nas Epistemologias do Sul e na Pedagogia Crítica, a pesquisa analisa a implementação da Lei 10.639/03 e suas implicações para a formação cidadã e emancipadora. A metodologia qualitativa combina diferentes abordagens: (i) revisão teórica sobre autores como Paulo Freire, bell hooks e Nilma Lino Gomes; (ii) Revisão Sistemática da Literatura (PRISMA 2020) com registro na plataforma PROSPERO (número de registro CRD42024523395) sobre a aplicação da Lei 10.639/03; (iii) estudo de caso no IFG Campus Uruaçu, com análise documental, entrevistas, observação participante e questionários; (iv) intervenção pedagógica por meio da oficina Desmistificando o Candomblé. Os resultados revelam avanços importantes nas práticas pedagógicas e na percepção dos estudantes sobre diversidade cultural e racial, mas também apontam resistências institucionais significativas, como fragilidade na formação docente e dificuldades de transversalização curricular. O estudo reforça a necessidade de políticas institucionais robustas para integração efetiva da educação antirracista ao currículo da EPT e sugere, como perspectivas futuras, aprofundar análises sobre interseccionalidade, formação docente continuada e novas metodologias para o enfrentamento do racismo no contexto educacional. |
Abstract: | Brazilian society has been historically shaped by racial inequalities that persist despite the resistance and struggle of the Black population. In this context, this dissertation investigates how Professional and Technological Education (PTE), through the teaching of History, can contribute to an antiracist education at the Federal Institute of Goiás (IFG), Uruaçu Campus. This is a federal institution of Basic, Technical, and Technological Education (EBTT), located in the northern region of the state of Goiás, which offers integrated technical courses, undergraduate and graduate programs, and continuing education. Grounded in the Epistemologies of the South and Critical Pedagogy, this research analyzes the implementation of Law 10.639/03 and its implications for citizenship education and emancipation. The qualitative methodology combines multiple approaches: (i) a theoretical review of authors such as Paulo Freire, bell hooks, and Nilma Lino Gomes; (ii) a Systematic Literature Review (PRISMA 2020), registered on the PROSPERO platform (registration number CRD42024523395), focusing on the application of Law 10.639/03; (iii) a case study at the IFG – Uruaçu Campus, including document analysis, interviews, participant observation, and questionnaires; (iv) a pedagogical intervention through the workshop Demystifying Candomblé. The results reveal significant advances in pedagogical practices and in students’ perceptions of cultural and racial diversity. However, they also highlight substantial institutional resistances, such as weaknesses in teacher training and challenges in curricular mainstreaming. The study underscores the need for robust institutional policies to effectively integrate antiracist education into the PTE curriculum and suggests future directions, such as deepening analyses of intersectionality, investing in continued teacher education, and exploring new methodologies to confront racism in educational contexts. |
Palavras-chave: | Educação Profissional e Tecnológica Formação Antirracista Ensino de História Educação Emancipadora Lei 10.639/03 |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5470 |
Data do documento: | 30-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Keila.pdf | 5,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_Educacional_Keila.pdf.crdownload | 27,01 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons