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Tipo: Dissertação
Título: RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): Solid Waste at School: A Board Game for Elementary Education
Autor(es): Oliveira, Cristina Almeida Nascimento
Primeiro Orientador: Castro, André Luis da Silva
Primeiro Membro da Banca: Castro, André Luis da Silva
Segundo Membro da Banca: Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Terceiro Membro da Banca: Silva, Renato Emanuel
Resumo: A gestão inadequada de resíduos sólidos configura-se como um desafio socioambiental urgente, exigindo estratégias que mobilizem diversos setores, incluindo o educacional. Partindo da questão “De que maneira um jogo de tabuleiro aplicado no ensino fundamental pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e para a conscientização dos estudantes sobre resíduos sólidos? ”, este trabalho, estruturado em dois capítulos, teve como objetivo construir e avaliar um jogo didático sobre essa temática, voltado a alunos do 9º ano. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual na cidade de Paracatu-MG, envolvendo uma turma de 36 estudantes concluintes do ensino fundamental. No primeiro capítulo, analisa-se a percepção dos discentes sobre os resíduos sólidos, à luz do Decreto nº 10.936/2022 e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Verificou-se uma compreensão parcial sobre os impactos do descarte inadequado, conhecimento limitado quanto ao potencial econômico e social dos resíduos e uma tendência a atribuir a responsabilidade majoritariamente ao poder público. Esses achados reforçam a necessidade de fortalecer a educação ambiental, promovendo mudanças nos valores, comportamentos e estilos de vida, com vistas à consolidação de princípios sustentáveis na gestão de resíduos. No segundo capítulo, são descritos o processo de construção do produto educacional — o jogo de tabuleiro Reciclando Hábitos — e sua avaliação realizada pelos estudantes e por professores de Geografia e Ciências. Os dados indicaram que o recurso favoreceu a compreensão do manejo adequado de resíduos, incentivou práticas de consumo consciente e estimulou o senso de responsabilidade socioambiental. Alunos e professores destacaram ainda o caráter dinâmico e motivador do jogo, apontando sua viabilidade como ferramenta de ensino em educação ambiental voltada à gestão de resíduos. Conclui-se, portanto, que a adoção de abordagens lúdicas, como jogos didáticos no contexto escolar, pode potencializar a aprendizagem e despertar o interesse pela participação cidadã, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a conservação do meio ambiente e, consequentemente, com o cumprimento das metas estabelecidas pela PNRS.
Abstract: Improper solid waste management represents an urgent socio-environmental challenge, requiring strategies that mobilize various sectors, including education. Based on the question “How can a board game used in elementary school contribute to the teaching-learning process and to students’ awareness of solid waste?”, this study — structured in two chapters — aimed to design and evaluate an educational game on this topic, targeted at 9th-grade students. The research was conducted at a public state school in Paracatu, Minas Gerais, involving a class of 36 graduating elementary students. The first chapter analyzes students’ perceptions of solid waste, in light of Decree No. 10.936/2022 and the National Solid Waste Policy. Findings revealed a partial understanding of the impacts of improper disposal, limited knowledge about the economic and social potential of waste, and a tendency to assign responsibility mainly to public authorities. These results reinforce the need to strengthen environmental education by promoting changes in values, behaviors, and lifestyles, aiming to consolidate sustainable principles in waste management. The second chapter describes the development of the educational product — Reciclando Hábitos, a board game — and its evaluation by students and teachers of Geography and Science. The data indicated that the resource supported the understanding of proper waste management, encouraged conscious consumption practices, and fostered a sense of socio-environmental responsibility. Both students and teachers also highlighted the game’s dynamic and engaging nature, pointing to its viability as a teaching tool for environmental education focused on waste management. It is concluded, therefore, that the adoption of playful approaches, such as educational games in the school context, can enhance learning and spark interest in civic engagement, contributing to the formation of conscious citizens committed to environmental conservation and, consequently, to the fulfillment of the goals established by the National Solid Waste Policy.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em jogos
Game-based learning
Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Education for Sustainable Development
Resíduos sólidos
Solid Waste
Educação ambiental
Environmental education
Jogo didático
Educational game
Metodologias ativas
Active methodologies
Inovação pedagógica
Pedagogical innovation
Educação Básica
Basic education
Gamificação
Gamification
Consumo sustentável
Sustainable consumption
Responsabilidade compartilhada
Shared responsibility
Cidadania ambiental
Environmental citizenship
Responsabilidade socioambiental
Socio-environmental responsibility
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5453
Data do documento: 25-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica



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