Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, André Luis da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092344430155408pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, André Luis da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092344430155408pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aline Sueli de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179710253427937pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Renato Emanuel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6877911578948549pt_BR
dc.creatorOliveira, Cristina Almeida Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0318326033327027pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-22T21:17:48Z-
dc.date.available2025-05-21-
dc.date.available2025-05-22T21:17:48Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5453-
dc.description.abstractImproper solid waste management represents an urgent socio-environmental challenge, requiring strategies that mobilize various sectors, including education. Based on the question “How can a board game used in elementary school contribute to the teaching-learning process and to students’ awareness of solid waste?”, this study — structured in two chapters — aimed to design and evaluate an educational game on this topic, targeted at 9th-grade students. The research was conducted at a public state school in Paracatu, Minas Gerais, involving a class of 36 graduating elementary students. The first chapter analyzes students’ perceptions of solid waste, in light of Decree No. 10.936/2022 and the National Solid Waste Policy. Findings revealed a partial understanding of the impacts of improper disposal, limited knowledge about the economic and social potential of waste, and a tendency to assign responsibility mainly to public authorities. These results reinforce the need to strengthen environmental education by promoting changes in values, behaviors, and lifestyles, aiming to consolidate sustainable principles in waste management. The second chapter describes the development of the educational product — Reciclando Hábitos, a board game — and its evaluation by students and teachers of Geography and Science. The data indicated that the resource supported the understanding of proper waste management, encouraged conscious consumption practices, and fostered a sense of socio-environmental responsibility. Both students and teachers also highlighted the game’s dynamic and engaging nature, pointing to its viability as a teaching tool for environmental education focused on waste management. It is concluded, therefore, that the adoption of playful approaches, such as educational games in the school context, can enhance learning and spark interest in civic engagement, contributing to the formation of conscious citizens committed to environmental conservation and, consequently, to the fulfillment of the goals established by the National Solid Waste Policy.pt_BR
dc.description.resumoA gestão inadequada de resíduos sólidos configura-se como um desafio socioambiental urgente, exigindo estratégias que mobilizem diversos setores, incluindo o educacional. Partindo da questão “De que maneira um jogo de tabuleiro aplicado no ensino fundamental pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e para a conscientização dos estudantes sobre resíduos sólidos? ”, este trabalho, estruturado em dois capítulos, teve como objetivo construir e avaliar um jogo didático sobre essa temática, voltado a alunos do 9º ano. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual na cidade de Paracatu-MG, envolvendo uma turma de 36 estudantes concluintes do ensino fundamental. No primeiro capítulo, analisa-se a percepção dos discentes sobre os resíduos sólidos, à luz do Decreto nº 10.936/2022 e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Verificou-se uma compreensão parcial sobre os impactos do descarte inadequado, conhecimento limitado quanto ao potencial econômico e social dos resíduos e uma tendência a atribuir a responsabilidade majoritariamente ao poder público. Esses achados reforçam a necessidade de fortalecer a educação ambiental, promovendo mudanças nos valores, comportamentos e estilos de vida, com vistas à consolidação de princípios sustentáveis na gestão de resíduos. No segundo capítulo, são descritos o processo de construção do produto educacional — o jogo de tabuleiro Reciclando Hábitos — e sua avaliação realizada pelos estudantes e por professores de Geografia e Ciências. Os dados indicaram que o recurso favoreceu a compreensão do manejo adequado de resíduos, incentivou práticas de consumo consciente e estimulou o senso de responsabilidade socioambiental. Alunos e professores destacaram ainda o caráter dinâmico e motivador do jogo, apontando sua viabilidade como ferramenta de ensino em educação ambiental voltada à gestão de resíduos. Conclui-se, portanto, que a adoção de abordagens lúdicas, como jogos didáticos no contexto escolar, pode potencializar a aprendizagem e despertar o interesse pela participação cidadã, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a conservação do meio ambiente e, consequentemente, com o cumprimento das metas estabelecidas pela PNRS.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristina Almeida Nascimento Oliveira (cristina.almeida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-21T20:47:11Z No. of bitstreams: 13 dissertação_Cristina_Almeida_Nascimento_Oliveira.pdf: 25672064 bytes, checksum: bf806498b70b48cbd4c86f37be85e3db (MD5) manual_de_apresentacao_do_jogo_ebook_reciclando_habitos_RGB.pdf: 38749698 bytes, checksum: d576ef813e7cc6ba9759463891b7b3f3 (MD5) tabuleiro_informativo_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 5996238 bytes, checksum: 40bed4bd50ba05bf42c225ad989af47c (MD5) guia_do_mediador_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 2852556 bytes, checksum: a5b109ee37b90ae80427dfe81900cf79 (MD5) cartas_lilas_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 6579311 bytes, checksum: 300301a6bb7a73a9756c377481084562 (MD5) cartas_alaranjadas_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 5999239 bytes, checksum: 0a027fbe49afc6ed1fa60a2d8c150c40 (MD5) cartas_verdes_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 8220404 bytes, checksum: e90b4d3ed5478d4d34036a3dbef217ed (MD5) marcadores_acessorios_logo_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 28172435 bytes, checksum: 383969846e82011193db81aaab96aa3c (MD5) tabuleiro_informativo_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 9041145 bytes, checksum: 271df16ace77c6f3ead23d7ab25d4b34 (MD5) guia_do_mediador_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 2880419 bytes, checksum: be885be4f37fbbcbc4db863fd3733d96 (MD5) cartas_lilas_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 8280474 bytes, checksum: c0255911b33b8bf4eaa9397095e1e3d7 (MD5) cartas_alaranjadas_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 7058536 bytes, checksum: 0f34d330efa84a317ce9f69b6987d6a4 (MD5) cartas_verdes_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 10427968 bytes, checksum: d452812ac572089e9aefd835c39a5aec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-05-22T21:16:28Z (GMT) No. of bitstreams: 13 dissertação_Cristina_Almeida_Nascimento_Oliveira.pdf: 25672064 bytes, checksum: bf806498b70b48cbd4c86f37be85e3db (MD5) manual_de_apresentacao_do_jogo_ebook_reciclando_habitos_RGB.pdf: 38749698 bytes, checksum: d576ef813e7cc6ba9759463891b7b3f3 (MD5) tabuleiro_informativo_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 5996238 bytes, checksum: 40bed4bd50ba05bf42c225ad989af47c (MD5) guia_do_mediador_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 2852556 bytes, checksum: a5b109ee37b90ae80427dfe81900cf79 (MD5) cartas_lilas_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 6579311 bytes, checksum: 300301a6bb7a73a9756c377481084562 (MD5) cartas_alaranjadas_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 5999239 bytes, checksum: 0a027fbe49afc6ed1fa60a2d8c150c40 (MD5) cartas_verdes_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 8220404 bytes, checksum: e90b4d3ed5478d4d34036a3dbef217ed (MD5) marcadores_acessorios_logo_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 28172435 bytes, checksum: 383969846e82011193db81aaab96aa3c (MD5) tabuleiro_informativo_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 9041145 bytes, checksum: 271df16ace77c6f3ead23d7ab25d4b34 (MD5) guia_do_mediador_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 2880419 bytes, checksum: be885be4f37fbbcbc4db863fd3733d96 (MD5) cartas_lilas_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 8280474 bytes, checksum: c0255911b33b8bf4eaa9397095e1e3d7 (MD5) cartas_alaranjadas_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 7058536 bytes, checksum: 0f34d330efa84a317ce9f69b6987d6a4 (MD5) cartas_verdes_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 10427968 bytes, checksum: d452812ac572089e9aefd835c39a5aec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-22T21:17:48Z (GMT). No. of bitstreams: 13 dissertação_Cristina_Almeida_Nascimento_Oliveira.pdf: 25672064 bytes, checksum: bf806498b70b48cbd4c86f37be85e3db (MD5) manual_de_apresentacao_do_jogo_ebook_reciclando_habitos_RGB.pdf: 38749698 bytes, checksum: d576ef813e7cc6ba9759463891b7b3f3 (MD5) tabuleiro_informativo_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 5996238 bytes, checksum: 40bed4bd50ba05bf42c225ad989af47c (MD5) guia_do_mediador_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 2852556 bytes, checksum: a5b109ee37b90ae80427dfe81900cf79 (MD5) cartas_lilas_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 6579311 bytes, checksum: 300301a6bb7a73a9756c377481084562 (MD5) cartas_alaranjadas_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 5999239 bytes, checksum: 0a027fbe49afc6ed1fa60a2d8c150c40 (MD5) cartas_verdes_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 8220404 bytes, checksum: e90b4d3ed5478d4d34036a3dbef217ed (MD5) marcadores_acessorios_logo_jogo_reciclando_habitos_A4.pdf: 28172435 bytes, checksum: 383969846e82011193db81aaab96aa3c (MD5) tabuleiro_informativo_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 9041145 bytes, checksum: 271df16ace77c6f3ead23d7ab25d4b34 (MD5) guia_do_mediador_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 2880419 bytes, checksum: be885be4f37fbbcbc4db863fd3733d96 (MD5) cartas_lilas_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 8280474 bytes, checksum: c0255911b33b8bf4eaa9397095e1e3d7 (MD5) cartas_alaranjadas_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 7058536 bytes, checksum: 0f34d330efa84a317ce9f69b6987d6a4 (MD5) cartas_verdes_jogo_reciclando_habitos_A3.pdf: 10427968 bytes, checksum: d452812ac572089e9aefd835c39a5aec (MD5) Previous issue date: 2025-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospt_BR
dc.subjectGame-based learningpt_BR
dc.subjectEducação para o Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectEducation for Sustainable Developmentpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectSolid Wastept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectSustainable consumptionpt_BR
dc.subjectResponsabilidade compartilhadapt_BR
dc.subjectShared responsibilitypt_BR
dc.subjectCidadania ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental citizenshippt_BR
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpt_BR
dc.subjectSocio-environmental responsibilitypt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.titleRESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.title.alternativeSolid Waste at School: A Board Game for Elementary Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.