Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5402
Tipo: Dissertação
Título: POLUIÇÃO PLÁSTICA E ENSINO: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Autor(es): Araujo, Raiane Sousa
Primeiro Orientador: Castro, André Luis da Silva
Primeiro Membro da Banca: Castro, André Luis da Silva
Segundo Membro da Banca: Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Terceiro Membro da Banca: Gandini, Andrezza Mara Martins
Resumo: No contexto educacional, abordar a questão da poluição plástica é essencial para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. A poluição plástica representa um dos maiores desafios ambientais da atualidade, com milhões de toneladas de resíduos plásticos sendo descartados anualmente nos oceanos, impactando a biodiversidade e a saúde humana. O presente estudo analisou a percepção de estudantes e professores do ensino médio integrado sobre a poluição plástica e investigou como o tema é abordado nas práticas pedagógicas. Para isso, foram aplicados questionários a 119 estudantes e cinco professores das disciplinas de Biologia e Geografia em uma instituição de ensino federal em Paracatu-MG. A pesquisa mostrou que, embora os estudantes reconheçam os impactos ambientais do plástico, muitos não se sentem diretamente responsáveis por tomar medidas ativas para diminuir o problema. Já os professores demonstraram conhecimento sobre o tema, mas apontaram limitações na abordagem em sala de aula, destacando a necessidade de metodologias mais dinâmicas e interativas. Diante desses resultados, foi desenvolvido o produto educacional EcoEscape, um jogo digital no formato de Escape Room, elaborado na plataforma Genially. O jogo foi criado para complementar o ensino teórico e proporcionar uma experiência interativa e dinâmica, abordando questões sobre a poluição plástica e a sustentabilidade. O EcoEscape utiliza desafios para promover o envolvimento e estimular o pensamento crítico dos estudantes, permitindo que os participantes apliquem o conhecimento adquirido de forma prática. A pesquisa evidenciou que o uso de metodologias ativas, como jogos educativos, pode fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando o aprendizado sobre a poluição plástica mais significativo. A interatividade proporcionada pelo jogo pode contribuir para a conscientização sobre os impactos ambientais e ainda incentivar mudanças de comportamento. Assim, o estudo reforça a importância de integrar práticas pedagógicas inovadoras na Educação Ambiental, tornando o ensino mais envolvente e eficaz.
Abstract: In the educational context, addressing the issue of plastic pollution is essential to educate more aware and responsible citizens. Plastic pollution represents one of the greatest environmental challenges of our time, with millions of tons of plastic waste being discarded into the oceans each year, impacting biodiversity and human health. This study analyzed the perception of integrated high school students and teachers about plastic pollution and investigated how the topic is addressed in pedagogical practices. To this end, questionnaires were administered to 119 students and five teachers of Biology and Geography at a federal educational institution in Paracatu-MG. The research showed that, although students recognize the environmental impacts of plastic, many do not feel directly responsible for taking active measures to reduce the problem. Teachers, on the other hand, demonstrated knowledge about the topic, but pointed out limitations in the approach in the classroom, highlighting the need for more dynamic and interactive methodologies. Given these results, the educational product EcoEscape was developed, a digital game in the Escape Room format, developed on the Genially platform. The game was created to complement theoretical teaching and provide an interactive and dynamic experience, addressing issues related to plastic pollution and sustainability. EcoEscape uses challenges to promote engagement and stimulate critical thinking among students, allowing participants to apply the knowledge acquired in a practical way. The research showed that the use of active methodologies, such as educational games, can strengthen the teaching-learning process, making learning about plastic pollution more meaningful. The interactivity provided by the game can contribute to raising awareness about environmental impacts and also encourage behavioral changes. Thus, the study reinforces the importance of integrating innovative pedagogical practices into environmental education, making teaching more engaging and effective.
Palavras-chave: Educação para a sustentabilidade
Uso excessivo de plástico
Educação Ambiental
Jogo digital
Escape Room
Education for sustainability
Excessive use of plastic
Environmental education
Digital game
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5402
Data do documento: 24-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Raiane_Sousa_Araujo.pdf15,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Educacional_Raiane_Sousa_Araujo.pdf5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.