Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, André Luis da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092344430155408pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, André Luis da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092344430155408pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aline Sueli de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179710253427937pt_BR
dc.contributor.referee3Gandini, Andrezza Mara Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3998726277925811pt_BR
dc.creatorAraujo, Raiane Sousa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4792097029619773pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-16T18:43:07Z-
dc.date.available2025-03-24-
dc.date.available2025-04-16T18:43:07Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5402-
dc.description.abstractIn the educational context, addressing the issue of plastic pollution is essential to educate more aware and responsible citizens. Plastic pollution represents one of the greatest environmental challenges of our time, with millions of tons of plastic waste being discarded into the oceans each year, impacting biodiversity and human health. This study analyzed the perception of integrated high school students and teachers about plastic pollution and investigated how the topic is addressed in pedagogical practices. To this end, questionnaires were administered to 119 students and five teachers of Biology and Geography at a federal educational institution in Paracatu-MG. The research showed that, although students recognize the environmental impacts of plastic, many do not feel directly responsible for taking active measures to reduce the problem. Teachers, on the other hand, demonstrated knowledge about the topic, but pointed out limitations in the approach in the classroom, highlighting the need for more dynamic and interactive methodologies. Given these results, the educational product EcoEscape was developed, a digital game in the Escape Room format, developed on the Genially platform. The game was created to complement theoretical teaching and provide an interactive and dynamic experience, addressing issues related to plastic pollution and sustainability. EcoEscape uses challenges to promote engagement and stimulate critical thinking among students, allowing participants to apply the knowledge acquired in a practical way. The research showed that the use of active methodologies, such as educational games, can strengthen the teaching-learning process, making learning about plastic pollution more meaningful. The interactivity provided by the game can contribute to raising awareness about environmental impacts and also encourage behavioral changes. Thus, the study reinforces the importance of integrating innovative pedagogical practices into environmental education, making teaching more engaging and effective.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto educacional, abordar a questão da poluição plástica é essencial para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. A poluição plástica representa um dos maiores desafios ambientais da atualidade, com milhões de toneladas de resíduos plásticos sendo descartados anualmente nos oceanos, impactando a biodiversidade e a saúde humana. O presente estudo analisou a percepção de estudantes e professores do ensino médio integrado sobre a poluição plástica e investigou como o tema é abordado nas práticas pedagógicas. Para isso, foram aplicados questionários a 119 estudantes e cinco professores das disciplinas de Biologia e Geografia em uma instituição de ensino federal em Paracatu-MG. A pesquisa mostrou que, embora os estudantes reconheçam os impactos ambientais do plástico, muitos não se sentem diretamente responsáveis por tomar medidas ativas para diminuir o problema. Já os professores demonstraram conhecimento sobre o tema, mas apontaram limitações na abordagem em sala de aula, destacando a necessidade de metodologias mais dinâmicas e interativas. Diante desses resultados, foi desenvolvido o produto educacional EcoEscape, um jogo digital no formato de Escape Room, elaborado na plataforma Genially. O jogo foi criado para complementar o ensino teórico e proporcionar uma experiência interativa e dinâmica, abordando questões sobre a poluição plástica e a sustentabilidade. O EcoEscape utiliza desafios para promover o envolvimento e estimular o pensamento crítico dos estudantes, permitindo que os participantes apliquem o conhecimento adquirido de forma prática. A pesquisa evidenciou que o uso de metodologias ativas, como jogos educativos, pode fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando o aprendizado sobre a poluição plástica mais significativo. A interatividade proporcionada pelo jogo pode contribuir para a conscientização sobre os impactos ambientais e ainda incentivar mudanças de comportamento. Assim, o estudo reforça a importância de integrar práticas pedagógicas inovadoras na Educação Ambiental, tornando o ensino mais envolvente e eficaz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by RAIANE SOUSA ARAÚJO (raiane.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-15T20:15:50Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Raiane_Sousa_Araujo.pdf: 64727107 bytes, checksum: 72cf57de57d3ba7dc188067aa6926c36 (MD5) Produto_Educacional_Raiane_Sousa_Araujo.pdf: 53091838 bytes, checksum: 2f185c7ae0eb224f4834b684f9234fc7 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada RAIANE,  Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo: não conseguimos abrir o arquivo desua submissão, por estar em formato desconhecido e/ou corrompido, o que impedea sua abertura e download. Parasanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho noRIIF Goiano” no anexo enviado ou no link, https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf O(s)autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessaversão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem:  ·        1º Capa; ·        2º Folha de rosto;·        3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto);·        4º TCAE;·        5º Ata de defesa;·        6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma naaba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguintelink:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo deCiência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletarassinaturas eletrônicas. Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Informamosque as submissões realizadas em duplicidade sejam excluídas da plataforma. Ao enviar o arquivo, envie uma cópia da versão final do seu trabalho acadêmico também como resposta a este e-mail. Aguardamosa devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamosà disposição. Atenciosamente, on 2025-04-16T10:23:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by RAIANE SOUSA ARAÚJO (raiane.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-16T17:36:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Raiane_Sousa_Araujo.pdf: 64727107 bytes, checksum: 72cf57de57d3ba7dc188067aa6926c36 (MD5) Produto_Educacional_Raiane_Sousa_Araujo.pdf: 53088884 bytes, checksum: e99c05328f6c304a51cfe6c5dff06061 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-16T18:32:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Raiane_Sousa_Araujo.pdf: 64727107 bytes, checksum: 72cf57de57d3ba7dc188067aa6926c36 (MD5) Produto_Educacional_Raiane_Sousa_Araujo.pdf: 53088884 bytes, checksum: e99c05328f6c304a51cfe6c5dff06061 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-16T18:43:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Raiane_Sousa_Araujo.pdf: 64727107 bytes, checksum: 72cf57de57d3ba7dc188067aa6926c36 (MD5) Produto_Educacional_Raiane_Sousa_Araujo.pdf: 53088884 bytes, checksum: e99c05328f6c304a51cfe6c5dff06061 (MD5) Previous issue date: 2025-03-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para a sustentabilidadept_BR
dc.subjectUso excessivo de plásticopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectEscape Roompt_BR
dc.subjectEducation for sustainabilitypt_BR
dc.subjectExcessive use of plasticpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectDigital gamept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePOLUIÇÃO PLÁSTICA E ENSINO: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Raiane_Sousa_Araujo.pdf15,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Educacional_Raiane_Sousa_Araujo.pdf5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.