Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/539
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESTUDO PRELIMINAR DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS RIO VERDE
metadata.dc.creator: Kur, Priscila Schmitz
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Bruna Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Calixto Júnior de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinazo, Tatiana de Freitas
metadata.dc.description.resumo: A acessibilidade é um direito assegurado por lei, porém é comum encontrar edificações que ainda apresentam obstáculos arquitetônicos. Nos casos de instituições de ensino, quando o direito à acessibilidade não é garantido, o direito à educação é comprometido, podendo não ser efetivado. O presente trabalho objetiva identificar e mapear as barreiras arquitetônicas encontradas no Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, para então desenvolver um estudo preliminar de acessibilidade arquitetônica para o referido campus. Realizou-se pesquisa de campo mediante o levantamento arquitetônico, para posterior diagnóstico das barreiras, com embasamento teórico normativo. A partir da análise dos dados obtidos, como portas com largura inferior a 0,80 m e banheiros sem barras de apoio, concluiu-se que, apesar dos blocos inaugurados recentemente no campus apresentarem melhores condições de acessibilidade que os blocos antigos, ainda assim, eles não seguem o exigido para serem considerados completamente acessíveis.
Abstract: Accessibility is a right guaranteed by law, but it is common to find buildings that still have architectural obstacles. In the case of educational institutions, when the right to accessibility is not guaranteed, the right to education is compromised and may not be realized. The present work aims to identify and map the architectural barriers found at the Federal Institute of Goiano - Rio Verde Campus, to develop a preliminary study of architectural accessibility for this campus. Field research was carried out through the architectural survey, for further diagnosis of the barriers, with normative theoretical basis. From the analysis of the data obtained, such as doors less than 0.80 m wide and toilets without grab bars, it was concluded that, although recently opened blocks on campus have better accessibility conditions than old blocks, they still do not follow the requirements to be considered fully accessible.
Keywords: Inclusão
Barreiras Arquitetônicas
Pessoas com Deficiência
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/539
Issue Date: 2-Aug-2019
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Priscila Kur.pdf4,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.