Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5309
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | OS CONTOS DE FADAS E A SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Oliveira, Luciene Bertodo de |
Primeiro Orientador: | Borges, Ronaldo Elias |
Resumo: | Este artigo explora a importância dos contos de fadas na educação infantil, enfatizando seu papel no aprimoramento do crescimento cognitivo, emocional e social das crianças. O objetivo é examinar como essas histórias podem apoiar o desenvolvimento de jovens leitores, promovendo experiências de aprendizagem lúdicas e significativas. Metodologicamente, esta pesquisa adota uma estrutura bibliográfica com uma lente qualitativa, com base nas obras de autores como Abramovich (2006), Cademartori (1986) e Bettelheim (2013). A discussão começa com um exame do conceito de literatura infantil, seguido por uma visão geral histórica do surgimento e disseminação dos contos de fadas na Europa e no Brasil. Por fim, o estudo investiga as práticas de ensino e a incorporação desses contos em ambientes de sala de aula, destacando sua capacidade de enriquecer o cenário educacional e ampliar o conhecimento cultural das crianças. A conclusão afirma que os contos de fadas não apenas instigam a imaginação, mas também encorajam reflexões sobre valores e emoções, estabelecendo-os como um recurso pedagógico precioso para o desenvolvimento infantil. |
Abstract: | This article explores the importance of fairy tales in early childhood education, emphasizing their role in enhancing children’s cognitive, emotional, and social growth. The aim is to examine how these stories can support the development of young readers by promoting playful and meaningful learning experiences. Methodologically, this research adopts a bibliographical framework with a qualitative lens, based on the works of authors such as Abramovich (2006), Cademartori (1986), and Bettelheim (2013). The discussion begins with an examination of the concept of children’s literature, followed by a historical overview of the emergence and dissemination of fairy tales in Europe and Brazil. Finally, the study investigates teaching practices and the incorporation of these tales in classroom settings, highlighting their ability to enrich the educational setting and expand children’s cultural knowledge. The conclusion states that fairy tales not only instigate imagination, but also encourage reflections on values and emotions, establishing them as a valuable pedagogical resource for child development. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Leitura Formação de leitores Contos de fadas |
Área do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5309 |
Data do documento: | 22-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_tcc_Luciente Bertodo de Oliveira.pdf | 162,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Luciente Bertodo de Oliveir.pdf | 105,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Luciente Bertodo de Oliveir.pdf | 225,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.