Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5309
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS CONTOS DE FADAS E A SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Oliveira, Luciene Bertodo de
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Resumo: Este artigo explora a importância dos contos de fadas na educação infantil, enfatizando seu papel no aprimoramento do crescimento cognitivo, emocional e social das crianças. O objetivo é examinar como essas histórias podem apoiar o desenvolvimento de jovens leitores, promovendo experiências de aprendizagem lúdicas e significativas. Metodologicamente, esta pesquisa adota uma estrutura bibliográfica com uma lente qualitativa, com base nas obras de autores como Abramovich (2006), Cademartori (1986) e Bettelheim (2013). A discussão começa com um exame do conceito de literatura infantil, seguido por uma visão geral histórica do surgimento e disseminação dos contos de fadas na Europa e no Brasil. Por fim, o estudo investiga as práticas de ensino e a incorporação desses contos em ambientes de sala de aula, destacando sua capacidade de enriquecer o cenário educacional e ampliar o conhecimento cultural das crianças. A conclusão afirma que os contos de fadas não apenas instigam a imaginação, mas também encorajam reflexões sobre valores e emoções, estabelecendo-os como um recurso pedagógico precioso para o desenvolvimento infantil.
Abstract: This article explores the importance of fairy tales in early childhood education, emphasizing their role in enhancing children’s cognitive, emotional, and social growth. The aim is to examine how these stories can support the development of young readers by promoting playful and meaningful learning experiences. Methodologically, this research adopts a bibliographical framework with a qualitative lens, based on the works of authors such as Abramovich (2006), Cademartori (1986), and Bettelheim (2013). The discussion begins with an examination of the concept of children’s literature, followed by a historical overview of the emergence and dissemination of fairy tales in Europe and Brazil. Finally, the study investigates teaching practices and the incorporation of these tales in classroom settings, highlighting their ability to enrich the educational setting and expand children’s cultural knowledge. The conclusion states that fairy tales not only instigate imagination, but also encourage reflections on values and emotions, establishing them as a valuable pedagogical resource for child development.
Palavras-chave: Literatura infantil
Leitura
Formação de leitores
Contos de fadas
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5309
Data do documento: 22-Mar-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Luciente Bertodo de Oliveira.pdf162,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Luciente Bertodo de Oliveir.pdf105,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Luciente Bertodo de Oliveir.pdf225,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.