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dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.creatorOliveira, Luciene Bertodo de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-24T11:09:21Z-
dc.date.available2025-02-05-
dc.date.available2025-03-24T11:09:21Z-
dc.date.issued2025-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5309-
dc.description.abstractThis article explores the importance of fairy tales in early childhood education, emphasizing their role in enhancing children’s cognitive, emotional, and social growth. The aim is to examine how these stories can support the development of young readers by promoting playful and meaningful learning experiences. Methodologically, this research adopts a bibliographical framework with a qualitative lens, based on the works of authors such as Abramovich (2006), Cademartori (1986), and Bettelheim (2013). The discussion begins with an examination of the concept of children’s literature, followed by a historical overview of the emergence and dissemination of fairy tales in Europe and Brazil. Finally, the study investigates teaching practices and the incorporation of these tales in classroom settings, highlighting their ability to enrich the educational setting and expand children’s cultural knowledge. The conclusion states that fairy tales not only instigate imagination, but also encourage reflections on values and emotions, establishing them as a valuable pedagogical resource for child development.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo explora a importância dos contos de fadas na educação infantil, enfatizando seu papel no aprimoramento do crescimento cognitivo, emocional e social das crianças. O objetivo é examinar como essas histórias podem apoiar o desenvolvimento de jovens leitores, promovendo experiências de aprendizagem lúdicas e significativas. Metodologicamente, esta pesquisa adota uma estrutura bibliográfica com uma lente qualitativa, com base nas obras de autores como Abramovich (2006), Cademartori (1986) e Bettelheim (2013). A discussão começa com um exame do conceito de literatura infantil, seguido por uma visão geral histórica do surgimento e disseminação dos contos de fadas na Europa e no Brasil. Por fim, o estudo investiga as práticas de ensino e a incorporação desses contos em ambientes de sala de aula, destacando sua capacidade de enriquecer o cenário educacional e ampliar o conhecimento cultural das crianças. A conclusão afirma que os contos de fadas não apenas instigam a imaginação, mas também encorajam reflexões sobre valores e emoções, estabelecendo-os como um recurso pedagógico precioso para o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciene Bertodo de Oliveira (luciene.bertodo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-22T19:39:46Z No. of bitstreams: 3 TC - Luciente Bertodo de Oliveira - Versão Final - 17 03 25.pdf: 166568 bytes, checksum: 1ca068aebbf22c5d23953bd9e7d0420c (MD5) TCAE - LUCIENE BERTODO DE OLIVEIRA - 21 03 25.pdf: 107695 bytes, checksum: 89a01a3b2a24b41c08675a27804147fa (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - LUCIENE BERTODO.pdf: 230651 bytes, checksum: ec2de11a2f54110b6c121abff1da14ed (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleOS CONTOS DE FADAS E A SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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