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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Borges, Ronaldo Elias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9774059000739053 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Luciene Bertodo de | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T11:09:21Z | - |
dc.date.available | 2025-02-05 | - |
dc.date.available | 2025-03-24T11:09:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5309 | - |
dc.description.abstract | This article explores the importance of fairy tales in early childhood education, emphasizing their role in enhancing children’s cognitive, emotional, and social growth. The aim is to examine how these stories can support the development of young readers by promoting playful and meaningful learning experiences. Methodologically, this research adopts a bibliographical framework with a qualitative lens, based on the works of authors such as Abramovich (2006), Cademartori (1986), and Bettelheim (2013). The discussion begins with an examination of the concept of children’s literature, followed by a historical overview of the emergence and dissemination of fairy tales in Europe and Brazil. Finally, the study investigates teaching practices and the incorporation of these tales in classroom settings, highlighting their ability to enrich the educational setting and expand children’s cultural knowledge. The conclusion states that fairy tales not only instigate imagination, but also encourage reflections on values and emotions, establishing them as a valuable pedagogical resource for child development. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo explora a importância dos contos de fadas na educação infantil, enfatizando seu papel no aprimoramento do crescimento cognitivo, emocional e social das crianças. O objetivo é examinar como essas histórias podem apoiar o desenvolvimento de jovens leitores, promovendo experiências de aprendizagem lúdicas e significativas. Metodologicamente, esta pesquisa adota uma estrutura bibliográfica com uma lente qualitativa, com base nas obras de autores como Abramovich (2006), Cademartori (1986) e Bettelheim (2013). A discussão começa com um exame do conceito de literatura infantil, seguido por uma visão geral histórica do surgimento e disseminação dos contos de fadas na Europa e no Brasil. Por fim, o estudo investiga as práticas de ensino e a incorporação desses contos em ambientes de sala de aula, destacando sua capacidade de enriquecer o cenário educacional e ampliar o conhecimento cultural das crianças. A conclusão afirma que os contos de fadas não apenas instigam a imaginação, mas também encorajam reflexões sobre valores e emoções, estabelecendo-os como um recurso pedagógico precioso para o desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Luciene Bertodo de Oliveira (luciene.bertodo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-22T19:39:46Z No. of bitstreams: 3 TC - Luciente Bertodo de Oliveira - Versão Final - 17 03 25.pdf: 166568 bytes, checksum: 1ca068aebbf22c5d23953bd9e7d0420c (MD5) TCAE - LUCIENE BERTODO DE OLIVEIRA - 21 03 25.pdf: 107695 bytes, checksum: 89a01a3b2a24b41c08675a27804147fa (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - LUCIENE BERTODO.pdf: 230651 bytes, checksum: ec2de11a2f54110b6c121abff1da14ed (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | BAMBERGERD, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 2000. BASSO, Cíntia Maria. A literatura infantil nos primeiros anos escolares e a pedagogia de projetos. Santa Maria: UFSM, 2009. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lec/02_01/CintiaLC6.htm. Acesso em: 25/10/2024. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998. BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Trad. Arlene Caetano. 28. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2013. BRAGATTO FILHO, Paulo. Pela Leitura Literária na Escola de 1º Grau. São Paulo: Ática S.A, 1995. BRASIL. Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia. Parecer CNE/CP Nº: 3/2006, aprovado em 21 de fevereiro de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp003_06.pdf. Acesso em: 29 de set. de 2013. COELHO, Nelly Novaes. Literatura e linguagem. 4. ed. São Paulo: Quíron, 1986, p. 29-31. COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Editora Ática, 1987. CORSO, Diana Lichtesntein; Mario Corso. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006. COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p. 9-10. CUNHA, Maria Antonieta Antunes Cunha. Literatura Infantil: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Ática, 1987. ESCARPIT, Denise. La literatura infantil y juvenil en Europa. Trad. Diana Flores, México, Fondo de Cultura Económica, 1981. GUIMARÃES, Carina Ana I; D’AVILA, Carina Basso; SILVA, Estela Maris B. Era uma vez... fantasiando e aprendendo com os clássicos infantis. Anais do XVI Congresso Internacional de Educação Popular. Santa Maria – RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016. HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1988. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1988. LIMA, Vanda Moreira Machado. Formação do professor polivalente e saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2007. 16 LUIZ, Fernando Teixeira. A história do ensino de literatura infantil no Brasil: um estudo sobre a trajetória da obra de Monteiro Lobato na escola. In: Nuances: estudos sobre educação. – ano XI, v. 12, n. 13. jan./dez. 2015. p. 21-31. MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo? Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. MARAFIGO, Elisangela Carboni. A importância da literatura infantil na formação de uma sociedade de leitores (TCC de Pós-Graduação em Educação) Paranavaí – PR: Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, 2012. MEREGE, Ana Lúcia. Os contos de fadas: origens, história e permanência no mundo moderno. São Paulo: Claridade, 2010. OLIVEIRA, Patrícia Sueli T. A contribuição dos contos de fadas no processo de aprendizagem das crianças. (Monografia de Graduação em Pedagogia). Salvador: Universidade Estadual da Bahia, 2010. RICHTER, Dieter; MERKEL, Johannes. A função da fantasia dos contos de fada na educação burguesa. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 28, nº3, setembro, 1993. p. 113-130. SCHNEIDER, R. E. F.; TOROSSIAN, S. D. Contos de fadas: de sua origem à clínica contemporânea. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 12, p. 132 – 148, ago. 2009. SOSA, Julie. A literatura infantil. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1987. YUNES, Eliana. Pelo avesso: a leitura e o leitor. Letras, Curitiba, n. 44, 1995, Editora da UFPR. p. 185-196. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 9. ed. São Paulo: Global, 1994. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.title | OS CONTOS DE FADAS E A SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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art_tcc_Luciente Bertodo de Oliveira.pdf | 162,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Luciente Bertodo de Oliveir.pdf | 105,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Luciente Bertodo de Oliveir.pdf | 225,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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