Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5216
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(es): Severo, Emanuely Alves
Primeiro Orientador: Nunes, Patrícia Gouvêa
Primeiro Membro da Banca: Paniago, Rosenilde Nogueira
Segundo Membro da Banca: Vasconcelos Filho, Sebastião Carvalho
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso relata a experiência do estágio curricular supervisionado realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IF Goiano. Tem por objetivo refletir sobre o processo de aprender a ser professora registradas em portfólio durante o percurso formativo do Programa de Residência Pedagógica, a fim de fortalecer a formação teórico-prática docente da residente. As reflexões realizadas advêm dos registros em portfólio construído pela residente durante o programa, buscando pensar as atividades realizadas, como planejamento, regência e reflexões registradas em portfólio. Os desafios iniciais, como o nervosismo e a adaptação, foram superados com a prática e o apoio coletivo. A experiência contribuiu para o desenvolvimento de saberes docentes e consolidou a identidade profissional da autora, reforçando a importância da integração entre teoria-prática na formação de professores.
Abstract: This final paper reports on the experience of the curricular supervision internship carried out through the Pedagogical Residency Program (PRP) of IF Goiano. Its objective is to reflect on the learning process of becoming a teacher registered in a portfolio during the formative course of the Pedagogical Residency Program, in order to strengthen the theoretical-practical teaching training of the resident. The reflections made come from the portfolio records built by the resident during the program, seeking to think about the activities carried out, such as planning, teaching and reflections recorded in a portfolio. The initial challenges, such as nervousness and adaptation, were overcome with practice and collective support. The experience contributed to the development of teaching knowledge and consolidated the professional identity of the author, reinforcing the importance of the integration between theory and practice in teacher training.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica
Educação
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5216
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Emanuely Alves Severo .pdf289,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.