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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5149
Tipo: | Dissertação |
Título: | FATORES ASSOCIADOS À EQUIDADE DE GÊNERO E PODER EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DE GOIÁS |
Autor(es): | Silva, Eliana Aparecida da |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges |
Primeiro Coorientador: | Sousa, Marcos de Moraes |
Primeiro Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Segundo Membro da Banca: | Vieira, Geruza Silva de Oliveira |
Terceiro Membro da Banca: | Torres, Miguel Rodrigues Matos |
Resumo: | A presente pesquisa é parte do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) e teve como objetivo geral identificar e analisar os fatores associados ao gênero e poder em instituições de ensino, buscando a equidade de gênero no acesso e permanência no IF Goiano - campus Ceres e IF Goiás - campus Uruaçu. Assim, este estudo foi realizado em forma de publicações e está ligado à linha de pesquisa em Gestão, Organização e Memórias em Educação Profissional e Tecnológica, tendo como macroprojeto a Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A pesquisa foi dividida em três etapas: a primeira trata de uma revisão sistemática da literatura. As bases de dados utilizadas para a revisão sistemática foram Portal Periódicos Capes, ISI Web of Science, Scielo, Science@Direct e Scopus, com o recorte temporal de janeiro de 2013 a dezembro de 2023. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) foi conduzida e estruturada utilizando a ferramenta Parsifal, com 12 artigos selecionados. A segunda etapa foi realizada por meio de coleta de dados primários, consistindo de uma entrevista semiestruturada com 15 servidores homens e mulheres que atuaram em cargos de gestão no ano de 2023, do IF Goiano - campus Ceres e IF Goiás - campus Uruaçu. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e empírica para contextualizar o tema. Os dados coletados foram organizados, categorizados e, em seguida, foi utilizada uma análise descritiva das informações coletadas por meio das entrevistas, utilizando-se a técnica do tipo análise temática de Bardin. No processo de análise das entrevistas, com base nos objetivos desta pesquisa e na literatura utilizada, foram criadas categorias a fim de apresentar e discutir os resultados. Na consolidação da análise, buscou-se a correlação entre os fatores quantitativos e qualitativos que influenciam no acesso e permanência nos cargos de poder. Os resultados e discussões foram realizados por meio de leitura crítica de seus conteúdos e com o auxílio para tabulação e análise do software Iramuteq. Já na terceira etapa, a partir dos dados analisados, foi elaborado o Produto Educacional, por meio de um livro digital destinado à comunidade interna e externa ao IF Goiano. Com relação aos resultados, eles mostram que, apesar do aumento considerável do número de servidoras nos campi, ocorrido nas últimas gestões, o gênero influencia no acesso e permanência nos cargos de poder. As maiores remunerações continuam concentradas em mãos masculinas, contribuindo com a discriminação de gênero e comprovando que os institutos federais apresentam perfil machista. Os resultados dessa pesquisa apontam a necessidade de fortalecimento de políticas públicas de Estado e gestão educacional em nível organizacional e de ações de enfrentamento para a equidade de gênero em instituições de ensino. |
Abstract: | This research is part of the Master's Degree Programme in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IF Goiano) and its general objective was to identify and analyse the factors associated with gender and power in educational institutions, seeking gender equity in access and permanence in the Federal Institutes of Education, Science and Technology of IF Goiano - Campus Ceres and IF Goiás - Campus Uruaçu. Thus, this study was carried out in the form of publications and is linked to the line of research in Management, Organisation and Memories in Professional and Technological Education and as a macro-project, Inclusion and Diversity in formal and non formal teaching spaces in EFA. The research was divided into three stages, the first being a systematic literature review. The databases used for the systematic review were Portal Periódicos Capes, ISI Web of Science, Scielo, Science@Direct and Scopus, from January 2013 to December 2023. The Systematic Literature Review (SLR) was conducted and structured using the Parsifal tool, with 12 articles selected. The second stage was carried out using primary data collection, consisting of a semi-structured interview with 15 male and female civil servants who held management positions in 2023 at the Federal Institute of Goiás - Ceres Campus and the Federal Institute of Goiás - Uruaçu Campus. This is a qualitative case study, using bibliographical, documentary and empirical research to contextualise the topic. The data collected was organised and categorised, followed by a descriptive analysis of the information collected through the interviews, using Bardin's thematic analysis technique. In the process of analysing the interviews, based on the objectives of this research and the literature used, categories were created in order to present and discuss the results. In consolidating the analysis, we sought to correlate the quantitative and qualitative factors that influence access to and retention in positions of power. The results and discussions were carried out by critically reading their content and using Iramuteq software to tabulate and analyse them. In the third stage, based on the data analysed, an Educational Product (EP) was created, in the form of a digital book aimed at the internal and external IF Goiano community. The results show that despite the considerable increase in the number of female civil servants on campuses in recent administrations, gender influences access to and retention in positions of power. The highest salaries continue to be concentrated in male hands, contributing to gender discrimination and proving that federal institutes have a sexist profile. The results of this research point to the need to strengthen state public policies and educational management at an organisational level and to take action to tackle gender equality in educational institutions. |
Palavras-chave: | Administração Pública Instituições de Ensino Organização de Espaços na Educação Profissional e Tecnológica Divisão Sexual do Trabalho Gênero, Poder e Gestão |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5149 |
Data do documento: | 26-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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