Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5138
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | MAPEAR OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADEQUADOS AO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – CAMPUS URUTAÍ |
Autor(es): | Fernandes, Carlos |
Primeiro Orientador: | Carcute, Rachel |
Primeiro Membro da Banca: | Lima, Vivian |
Segundo Membro da Banca: | Teixeira, Luciana |
Resumo: | Apesar da proliferação de estudos sobre objetos de aprendizagem que houve nos últimos anos, o termo é baseado no modelo de programação orientado a objetos surgiu na década de 1960. A comunidade científica já definiu nesta época que este modelo seria a base para a criação de componentes digitais, que chamavam objetos para serem reutilizados em outros contextos. Outros teóricos, mais tarde, em 2002, (Gibbons, Nelson e Richards, 2002) indicaram que para o modelo de programação orientado a objetos tem-se um processo pelo qual as unidades curriculares podem se tornar pequenas peças que, montadas em forma de Lego poderiam ser reutilizadas em vários contextos de aprendizagem. O objetivo geral do presente estudo é identificar os Objetos de Aprendizagem adequados ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (SI) do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. A metodologia de pesquisa adota uma abordagem quantitativa, baseada em uma análise descritiva de dados. Foram selecionados e categorizados 84 OAs de repositórios educacionais distribuídos entre diversas disciplinas fundamentais do curso, com o intuito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, reduzir a visão abstrata dos alunos e disponibilizar ferramentas e recursos educativos aos professores. Os resultados destacam as disciplinas de Inteligência Artificial, Programação para Internet e Redes de Computadores, beneficiadas por OAs interativos, predominantemente em inglês e sob licenças abertas. Este mapeamento facilita a integração de conteúdos práticos e teóricos, bem como pode fomentar um ambiente de aprendizado mais flexível e adaptável às diversas demandas educacionais. |
Abstract: | Despite the proliferation of studies on learning objects in recent years, the term is based on the object-oriented programming model that emerged in the 1960s. At that time, the scientific community defined this model as the foundation for creating digital components, called objects, that could be reused in different contexts. Later, in 2002, theorists such as Gibbons, Nelson, and Richards indicated that within the object-oriented programming model, curricular units could become small pieces, assembled like Lego blocks, and reused in various learning contexts. The main objective of this study is to identify suitable Learning Objects (LOs) for the Bachelor’s Degree in Information Systems (IS) at the Federal Institute of Goiás – Urutaí Campus. The research methodology adopts a quantitative approach based on descriptive data analysis. A total of 84 LOs from educational repositories were selected and categorized across various core subjects of the course to enrich the teaching-learning process, reduce students' abstract perception, and provide teachers with educational tools and resources. The results highlight disciplines such as Artificial Intelligence, Internet Programming, and Computer Networks, which benefited from interactive LOs predominantly in English and under open licenses. This mapping facilitates the integration of practical and theoretical content and can foster a more flexible learning environment, adaptable to diverse educational demands. |
Palavras-chave: | Objetos de Aprendizagem Sistemas de Informação Repositórios Educacionais |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5138 |
Data do documento: | 23-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Carlos André Caixeta Fernandes e Carlos Eduardo Matias.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.