Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carcute, Rachel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980953382393047pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Vivian-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9083710394653527pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1566844804253983pt_BR
dc.creatorFernandes, Carlos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-20T00:07:39Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T00:07:39Z-
dc.date.issued2025-01-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5138-
dc.description.abstractDespite the proliferation of studies on learning objects in recent years, the term is based on the object-oriented programming model that emerged in the 1960s. At that time, the scientific community defined this model as the foundation for creating digital components, called objects, that could be reused in different contexts. Later, in 2002, theorists such as Gibbons, Nelson, and Richards indicated that within the object-oriented programming model, curricular units could become small pieces, assembled like Lego blocks, and reused in various learning contexts. The main objective of this study is to identify suitable Learning Objects (LOs) for the Bachelor’s Degree in Information Systems (IS) at the Federal Institute of Goiás – Urutaí Campus. The research methodology adopts a quantitative approach based on descriptive data analysis. A total of 84 LOs from educational repositories were selected and categorized across various core subjects of the course to enrich the teaching-learning process, reduce students' abstract perception, and provide teachers with educational tools and resources. The results highlight disciplines such as Artificial Intelligence, Internet Programming, and Computer Networks, which benefited from interactive LOs predominantly in English and under open licenses. This mapping facilitates the integration of practical and theoretical content and can foster a more flexible learning environment, adaptable to diverse educational demands.pt_BR
dc.description.resumoApesar da proliferação de estudos sobre objetos de aprendizagem que houve nos últimos anos, o termo é baseado no modelo de programação orientado a objetos surgiu na década de 1960. A comunidade científica já definiu nesta época que este modelo seria a base para a criação de componentes digitais, que chamavam objetos para serem reutilizados em outros contextos. Outros teóricos, mais tarde, em 2002, (Gibbons, Nelson e Richards, 2002) indicaram que para o modelo de programação orientado a objetos tem-se um processo pelo qual as unidades curriculares podem se tornar pequenas peças que, montadas em forma de Lego poderiam ser reutilizadas em vários contextos de aprendizagem. O objetivo geral do presente estudo é identificar os Objetos de Aprendizagem adequados ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (SI) do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. A metodologia de pesquisa adota uma abordagem quantitativa, baseada em uma análise descritiva de dados. Foram selecionados e categorizados 84 OAs de repositórios educacionais distribuídos entre diversas disciplinas fundamentais do curso, com o intuito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, reduzir a visão abstrata dos alunos e disponibilizar ferramentas e recursos educativos aos professores. Os resultados destacam as disciplinas de Inteligência Artificial, Programação para Internet e Redes de Computadores, beneficiadas por OAs interativos, predominantemente em inglês e sob licenças abertas. Este mapeamento facilita a integração de conteúdos práticos e teóricos, bem como pode fomentar um ambiente de aprendizado mais flexível e adaptável às diversas demandas educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos André Caixeta Fernandes (2017101211030182@ifgoiano.edu.br) on 2025-02-19T18:50:04Z No. of bitstreams: 1 OA2025.pdf: 3405860 bytes, checksum: b40b293b0d143a9d30d3bd2686f690d2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-02-19T23:03:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OA2025.pdf: 3405860 bytes, checksum: b40b293b0d143a9d30d3bd2686f690d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T00:07:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OA2025.pdf: 3405860 bytes, checksum: b40b293b0d143a9d30d3bd2686f690d2 (MD5) Previous issue date: 2025-01-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectSistemas de Informaçãopt_BR
dc.subjectRepositórios Educacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.titleMAPEAR OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADEQUADOS AO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – CAMPUS URUTAÍpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Carlos André Caixeta Fernandes e Carlos Eduardo Matias.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.