Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5088
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM AMBIENTES ESCOLARES: ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ENSINO DE PERÍODO INTEGRAL MARIA RIBEIRO CARNEIRO EM RIO VERDE – GO |
Autor(es): | Cardoso, Gabriela Santos |
Primeiro Orientador: | Campos, Bruna Oliveira |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Philippe Barbosa |
Segundo Membro da Banca: | Santos, Marcelo Augusto Rozan |
Resumo: | A arquitetura desempenha um papel crucial na experiência educacional as condições físicas da escola e seus aspectos de conservação influenciam diretamente na criatividade, concentração e interação social dos alunos A adoção de elementos sustentáveis na arquitetura escolar visa promover ambientes saudáveis e confiantes para conscientização ambiental dos estudantes e servidores, fornecendo uma série de benefícios para a comunidade escolar. Este trabalho objetiva propor o projeto arquitetônico de reforma do Centro de Ensino em Período Integral Maria Ribeiro Carneiro, localizado em Rio Verde – GO, aplicando conceitos da arquitetura sustentável. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso na escola, identificando os principais pontos de melhoria em sua infraestrutura física, bem como a coleta de informações por meio de questionários aplicados aos alunos e servidores a fim de identificar a percepção dos usuários dos espaços atuais. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a arquitetura é um fator primordial quando se trata do bem-estar e desenvolvimento dos alunos em uma instituição. |
Abstract: | Architecture plays a crucial role in the educational experience. The physical conditions of the school and its conservation aspects directly influence the creativity, concentration and social interaction of students. The adoption of sustainable elements in school architecture aims to promote healthy and confident environments for environmental awareness of students and staff, providing a series of benefits for the school community. This work aims to propose the architectural project for the renovation of the Maria Ribeiro Carneiro Full-Time Education Center, located in Rio Verde - GO, applying concepts of sustainable architecture. In this sense, a case study was carried out at the school, identifying the main points of improvement in its physical infrastructure, as well as the collection of information through questionnaires applied to students and staff in order to identify the perception of users of the current spaces. From the results obtained, it was concluded that architecture is a primary factor when it comes to the well-being and development of students in an institution. |
Palavras-chave: | Edificação escolar Arquitetura bioclimática Desenvolvimento educacional |
Área do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5088 |
Data do documento: | 26-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc _ Gabriela Santos Cardoso.pdf | 5,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.