Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Campos, Bruna Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4795192781808360pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Philippe Barbosa-
dc.contributor.referee2Santos, Marcelo Augusto Rozan-
dc.creatorCardoso, Gabriela Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0436510478720818pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-04T20:12:50Z-
dc.date.available2025-02-04T20:12:50Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5088-
dc.description.abstractArchitecture plays a crucial role in the educational experience. The physical conditions of the school and its conservation aspects directly influence the creativity, concentration and social interaction of students. The adoption of sustainable elements in school architecture aims to promote healthy and confident environments for environmental awareness of students and staff, providing a series of benefits for the school community. This work aims to propose the architectural project for the renovation of the Maria Ribeiro Carneiro Full-Time Education Center, located in Rio Verde - GO, applying concepts of sustainable architecture. In this sense, a case study was carried out at the school, identifying the main points of improvement in its physical infrastructure, as well as the collection of information through questionnaires applied to students and staff in order to identify the perception of users of the current spaces. From the results obtained, it was concluded that architecture is a primary factor when it comes to the well-being and development of students in an institution.pt_BR
dc.description.resumoA arquitetura desempenha um papel crucial na experiência educacional as condições físicas da escola e seus aspectos de conservação influenciam diretamente na criatividade, concentração e interação social dos alunos A adoção de elementos sustentáveis na arquitetura escolar visa promover ambientes saudáveis e confiantes para conscientização ambiental dos estudantes e servidores, fornecendo uma série de benefícios para a comunidade escolar. Este trabalho objetiva propor o projeto arquitetônico de reforma do Centro de Ensino em Período Integral Maria Ribeiro Carneiro, localizado em Rio Verde – GO, aplicando conceitos da arquitetura sustentável. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso na escola, identificando os principais pontos de melhoria em sua infraestrutura física, bem como a coleta de informações por meio de questionários aplicados aos alunos e servidores a fim de identificar a percepção dos usuários dos espaços atuais. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a arquitetura é um fator primordial quando se trata do bem-estar e desenvolvimento dos alunos em uma instituição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Santos Cardoso (gabriela.cardoso@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-02-04T16:04:32Z No. of bitstreams: 1 tcc _ Gabriela Santos Cardoso.pdf: 5495727 bytes, checksum: 1eca9e37a805e2c08e573975f46002f8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-02-04T20:12:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc _ Gabriela Santos Cardoso.pdf: 5495727 bytes, checksum: 1eca9e37a805e2c08e573975f46002f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-04T20:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc _ Gabriela Santos Cardoso.pdf: 5495727 bytes, checksum: 1eca9e37a805e2c08e573975f46002f8 (MD5) Previous issue date: 2024-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdificação escolarpt_BR
dc.subjectArquitetura bioclimáticapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM AMBIENTES ESCOLARES: ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ENSINO DE PERÍODO INTEGRAL MARIA RIBEIRO CARNEIRO EM RIO VERDE – GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc _ Gabriela Santos Cardoso.pdf5,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.