Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5057
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM DE 1998 E 2022: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS CONTEUDISTAS OU INTERPRETATIVISTAS NO ENSINO |
Autor(es): | Leão, Guilherme Martins |
Primeiro Orientador: | Anjos, Diego Marques Pereira dos |
Primeiro Membro da Banca: | Souza, Felipe de Moura |
Segundo Membro da Banca: | Conceição, Marcus Vinícius Costa da |
Terceiro Membro da Banca: | Carvalho, Thiago Milograno de |
Resumo: | O processo de ensino envolve etapas complexas que, tendem a perder sua efetividade diante de contradições, principalmente no que diz respeito à modalidade tradicional ou construtivista. Pensando nisso, foi realizada, neste trabalho, uma abordagem do contexto histórico do desenvolvimento do processo avaliativo no Brasil, abordando o período dos jesuítas, a educação no império após a expulsão dos jesuítas, o ensino profissionalizante na ditadura militar e o período pós-ditadura com a criação do Exame Nacional do Ensino Médio. Com isso, distinguiu-se avaliação de exame, de modo a estabelecer a qual modalidade o ENEM mais se assemelha, bem como descrever as categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom para organizar os objetivos de cada questão. Realizou-se, portanto, uma análise das questões das áreas de ciências da natureza e matemática das provas do ENEM de 1998 e de 2022, de modo a verificar as mudanças ocorridas nesse intervalo de tempo, com ênfase na quantidade de conteúdos por questão e as disciplinas às quais os conteúdos presentes nas questões pertencem. Para averiguar o nível de abstração exigido nas provas, classificou-se as questões em suas respectivas categorias do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom. Com isso, observou-se que ambas as provas possuem caráter examinador após serem identificadas questões em que houve distanciamento entre o enunciado e o comando, foco na memorização de fórmulas, tempo reduzido para raciocínio, contextualizações forçadas e a quantidade excessiva de informações nas quais os alunos devem obrigatoriamente dominar para o possível acerto. |
Abstract: | The teaching process involves complex steps that tend to lose their effectiveness in the face of contradictions, especially with regard to the traditional or constructivist modality. With this in mind, in this work, an approach to the historical context of the development of the evaluation process in Brazil was carried out, covering the period of the Jesuits, education in the empire after the expulsion of the Jesuits, professional education during the military dictatorship and the post-dictatorship period. with the creation of the National High School Exam. With this, the exam evaluation is distinguished, in order to establish which modality the ENEM most resembles, as well as describe the categories of the cognitive domain of Bloom's Taxonomy to organize the objectives of each question. Therefore, an analysis of the questions in the areas of natural sciences and mathematics from the 1998 and 2022 ENEM tests was carried out, in order to verify the changes that occurred in this period of time, with emphasis on the amount of content per question and the disciplines to which the contents present in the questions belong. To determine the level of abstraction required in the tests, the questions were classified into their respective categories in the cognitive domain of Bloom's taxonomy. With this, it was observed that both tests have an examining nature after identifying questions in which there was a distance between the statement and the command, a focus on memorizing formulas, reduced time for reasoning, forced contextualizations and an excessive amount of information in which the students must master it to be successful. |
Palavras-chave: | Exame Interpretação Taxonomia Memorização |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5057 |
Data do documento: | 23-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Guilherme Martins Leao.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.